Câmara de CG | Gabriel Neri | 14/12/2019 07h22

Lei que garante exame para diagnostico do daltonismo na Reme é aprovada em plenário

Compartilhe:

Na última terça-feira (10), foi aprovado o Projeto de Lei nº 9.489/19, de autoria dos vereadores Cazuza (PP) e João Cesar Mattogrosso (PSDB), no plenário da Câmara Municipal de Campo Grande. Agora, falta apenas a sanção do prefeito Marquinhos Trad para que a lei seja publicada no Diário Oficial.

A lei visa garantir o diagonóstico do daltonismo nos alunos da Reme de Campo Grande. Isso através da realização do teste de cores 'Ishiara'.

"Levar à Rede Municipal Ensino o teste de cores 'Ishihara', que promove o diagnóstico do daltonismo, é fundamental para garantir a qualidade de vida dos alunos, bem como do processo de ensino-aprendizagem. Em sendo constatada a doença é possível realizar o tratamento adequado e orientar os profissionais de educação quanto à situação, o que propicia a adaptação do conteúdo e, consequentemente, o aprimoramento da educação", disse o vereador João César sobre a importância da lei.

O daltonismo é o termo usado para denominar a falta de sensibilidade na percepção de determinadas cores e existem alguns níveis dessa doença. É uma alteração genética que afeta em média mais os homens. Não tem cura e muitos afetados demoram a saber que têm essa alteração. Visando isso, essa lei pretende ajudar no diagnóstico mais rápido.

"A maioria dos casos são diagnosticados durante os exames para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Antecipar esse diagnóstico, sobretudo de forma precoce na fase escolar, torna a adaptação da pessoa com daltonismo muito mais adequada, desde o conteúdo levado ao aluno em sala de aula até questões de convívio social", ressaltou o vereador João.

Além disso, a lei que irá para sanção ou veto do prefeito tem o intuito de conscientizar a população com relação ao daltonismo e auxiliar na maior adaptação de quem é portador.

Sobre isso, João Mattogrosso finalizou: "informação é o caminho para conscientizar. Quando propomos o diagnóstico no âmbito escolar visamos o aperfeiçoamento dos profissionais de educação, bem como a orientação das famílias para que seja discutido amplamente o tema".

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS