Câmara de CG | Gabriel Neri | 16/02/2020 08h00

PL para implantação de energia solar em postes foi aprovado

Compartilhe:

O Projeto de Lei municipal nº 9.397/19 foi aprovado em sessão ordinária nessa quinta-feira (13) na Câmara de Vereadores de Campo Grande. O Projeto autoriza a implantação na rede de iluminação pública e semafórica da capital o sistema de fornecimetno de energia elétrica gerada a partir de raios solares.

A autoria do PL é dos vereadores Professor João Rocha (PSDB), Ayrton Araújo (PT) e Odilon de Oliveira (PDT).

"O pensamento de implantar isso em Campo Grande é diminuir o gasto da prefeitura com energia elétrica", disse Ayrton Araújo.

Mesmo que a energia fotovoltaíca tenha um custo incial maior, a longo prazo, ela se torna mais barata e deve gerar uma grande economia. Além disso, o Projeto de Lei valoriza a chamada "energia limpa" e renovável.

Para a instalação das placas de captação solares, de acordo com o PL, poderão ser usados os canteiros centrais das avenidas e outros espaços públicos. Isso desde que não haja um local mais apropriado para a implantação.

Além disso, a rede pública de iluminação e os semáforos poderão seguir funcionando com o fornecimento de energia convencional para que não sofra o risco de ter interrupção.

"[Esse PL] vai trazer muito benefício para Campo Grande nos avanços tecnológicos, que traz para a iluminação pública a energia solar, no barateamento do custo e o efeito no bolso no consumidor", analisou o vereador Odilon de Oliveira.

O Projeto de Lei agora vai para sanção ou veto do prefeito Marquinhos Trad. Caso seja sancionada, será publicada no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) e entrará em vigor.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS