Campo Grande | Gabriel Neri | 01/08/2020 08h40

Eleições 2020: Campo Grande tem 14 pré-candidatos à prefeitura

Compartilhe:

As eleições municipais de 2020 tiveram de ser adiadas por conta da pandemia de coronavírus, causador da covid-19. Inicialmente, o pleito seria em outubro, e agora está marcado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para 15 de novembro, primeiro turno, e 29 de novembro, segundo turno.

O prazo final para os partidos definirem seus candidatos vai de 31 de agosto até 16 de setembro. Mas legendas já indicam pré-candidatos às eleições de novembro. Ao todo, são 15 nomes com status de pré-candidatos. Mais recentemente, o empresário Airton Saraiva colocou seu nome à disposição pelo Democratas e o deputado Dagoberto Nogueira oficializou sua pré-candidatura via rede social.

Pré-candidatos

A eleição tem até o momento 14 pré-candidatos para a Prefeitura de Campo Grande. Alguns já foram confirmados há alguns meses, outros foram indicados há pouco tempo. A confirmação da chapa completa com candidato e vice só sairá nas convenções partidárias a serem realizadas nos próximos meses.

O primeiro confirmado é o atual prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, pelo Partido Social Democrático (PSD). Ele busca a reeleição após vencer o pleito no segundo turno em 2016 com 58,77% dos votos válidos.

Airton Saraiva, do Democratas (DEM) é um nome conhecido da política campo-grandense, já foi por quatro mandados vereador da Capital e disse que “colocou o nome a disposição” concorrer às eleições pela legenda. DEM é o mesmo partido da ministra da Agricultura Tereza Cristina e do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. Segundo Saraiva, ainda falta a definição dentro do partido para confirmar sua ida ou não para a eleição.

Dagoberto Nogueira, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), oficializou recentemente sua pré-candidatura em uma transmissão ao vivo no Facebook na última semana.

Única mulher até o momento, Cris Duarte está pelo Partido Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Esacheu Nascimento é pré-candidato pelo Partido Progressista (PP). Ele era presidente da Santa Casa desde 2016 e anunciou sua saída do cargo em março.

Pelo Partido Novo, o pré-candidato escolhido via processo é Guto Scarpanti. Essa é sua segunda eleição, a primeira foi a de 2018 em que ele se candidatou deputado, mas não foi eleito. O deputado João Henrique Castan, que participou de duas eleições, em 2016 e em 2018, é o pré-candidato pelo Partido Liberal (PL).

Marcelo Bluma, do Partido Verde (PV), que também esteve presente na última eleição municipal e obteve cerca de 10 mil votos, vai disputar o pleito também. Pelo Solidariedade (SD), o pré-candidato é o engenheiro Marcelo Miglioli.

Pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o escolhido de forma unânime dentro da legenda como pré-candidato foi Marcio Fernandes. Paulo Matos é o pré-candidato pelo Partido Social Cristão (PSC), ele trabalhou nas gestões Gilmar Olarte e Nelson Trad Filho.

O Partido dos Trabalhadores (PT) sinalizou seu candidato também, será o deputado Pedro Kemp, que concorre pela primeira vez à Prefeitura da Capital.

Pelo Avante, o pré-candidato à Prefeitura será Sérgio Harfouche. Em 2018, Harfouche, pelo PSC, foi candidato ao senado por Mato Grosso do Sul e obteve cerca de 292 mil votos (12,66% dos votos válidos).

O Partido Social Liberal (PSL), ex-partido do presidente Jair Bolsonaro, chegou a ter o deputado Renan Contar como pré-candidato, mas o escolhido final foi Vinícius Siqueira, que deixou o DEM e é atualmente vereador em Campo Grande.

Por fim, Wilton Acosta, que também disputou as eleições gerais de 2018 para deputado federal, mas não foi eleito, é o pré-candidato do Republicanos (REP).

Confira a lista completa de pré-candidatos à Prefeitura de Campo Grande-MS:

Airton Saraiva (DEM)

Cris Duarte (PSOL)

Dagoberto Nogueira (PDT)

Esacheu Nascimento (PP)

Guto Scarpanti (NOVO)

Marcelo Bluma (PV)

Marcelo Miglioli (SD)

Marcos Trad (PSD)

Marcio Fernandes (MDB)

Paulo Matos (PSC)

Pedro Kemp (PT)

Sérgio Harfouche (AVANTE)

Vinícius Siqueira (PSL)

Wilton Acosta (REP)

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS