Ciência | Da redação/com Dourados Agora | 21/10/2015 15h22

​Alunos de Engenharia da UFGD e UEMS preparam veículo para competição nacional

Compartilhe:

Um veículo estacionado em frente ao Auditório da Unidade 2 da UFGD tem chamado a atenção de estudantes e professores que participam das palestras do ENEPEX (II Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão).

Trata-se de um projeto desenvolvido por estudantes dos cursos de Engenharia da UFGD e do curso de Engenharia Física da UEMS. Este modelo de veículo automotor é chamado BAJA SAE, e o protótipo em exposição na UFGD se chama BAJA-Guaicurus.

O projeto é orientado pelos professores Natanael Takeo Yamamoto e Roberto Carlos Orlando. Atualmente são 31 membros na equipe, entre eles alunos dos cursos de Engenharias Agrícola, de Energia, de Produção e Mecânica da UFGD e do curso de Engenharia Física da UEMS.

Os estudantes envolvidos no projeto destacam que o protótipo tem potencial para uso militar e para o agronegócio, pois a proposta é criar um veículo apto para operar em qualquer tipo de terreno. O projeto depende do patrocínio de empresas para a compra de peças e materiais.

O lançamento internacional do BAJA-Guaicurus será no 13º Encontro de Motocicletas Motorcycle, que vai acontecer em Ponta Porã, entre os dias 13 e 15 de novembro. Logo em seguida, no dia 17, a Equipe Baja Guaicurus UFGD viaja para a sua primeira competição, em Gravatai-RS, na etapa Regional Sul do Campeonato BAJA SAE Brasil.

SOBRE O VEÍCULO - Esse modelo de veículo foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, para estimular estudantes das engenharias a fazer um protótipo que aplicasse o conhecimento teórico. Em 1976 aconteceu a primeira competição de BAJA SAE naquela universidade. No Brasil, as competições começaram em 1995. Atualmente, acontecem campeonatos com etapas regionais e nacionais.

O objetivo é que os estudantes possam unir trabalho, lazer e prazer em uma só atividade – estimulando assim o conhecimento, a pesquisa, o trabalho em equipe, e a capacidade de operacionalizar os saberes aprendidos em sala de aula.

POTENCIAL PARA O MERCADO - Quem tiver interesse em patrocinar a iniciativa pode entrar em contato pelo email pelo baja.guaicurus@ufgd.edu.br, para que a equipe faça a apresentação mais detalhada do projeto.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS