Cultura | Gabriel Neri | 21/11/2019 07h00

Projeto Yalodê levará apresentação para escola de Campo Grande

Compartilhe:

O projeto social que já conta com 5 anos de trajetória na capital, sempre priorizando famílias e principalmente crianças da cidade, fará uma apresentação nesta quinta-feira (21). O evento ocorrerá na Escola Estadual Maria Eliza Bocayva Corrêa da Costa, às 9:15.

O Projeto Yalodê, que foi idealizado e é liderado pelo Pai Agusto de Lógunède, busca levar um pouco da cultura africana para a população de Campo Grande. Além disso, realiza distribuição de alimentos e doações para a comunidade. A apresentação desta quinta-feira será a chamada "Yabas" ao qual serão apresentados danças dos Orixás femininos; Yemanja, Oyá e Oxum, a grande inspiração do projeto.

“Uma das grandes importâncias desse tipo de apresentação em uma escola é o combate à intolerância religiosa e ao preconceito e muitas pessoas têm a curiosidade em conhecer mais de perto essas questões dos orixás, das divindades e da cultura do candomblé do povo africano”, comentou Pai Augusto sobre a função do Projeto.

Depois de explicar o significado dos elementos e da importância das divindades dentro da cultura africana. Para finalizar, serão entoadas algumas cantigas para que seja apresentação cultural e as yabás vão dançar como se estivessem em uma sala de candomblé.

Pai Augusto falou da necessidade de valorizar esses costumes que acabam esquecidos e do local onde serão mostrados. “É importante valorizar a cultura africana neste momento, mostra a beleza, o axé e a nossa filosofia. Nada melhor que a escola, pois é ali que aprendemos muita coisa. Aprendemos a amar, entender e compreender".

Informações

Apresentação Yabas - Projeto Yalodê
Local: EE Maria Eliza Bocayuva Correa Da Costa - Av.
Ciro Araújo França, 412 - Vila Margarida, Campo Grande -
MS, 79023-270
Data: 21/11/2019
Horário: 9:15

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS