Educação | Com CG Notícias | 29/07/2019 11h10

Alunos da capital faturam 25 medalhas em Olimpíada de Matemática

Compartilhe:

Alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) que participaram da 14º Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) em 2018 foram destaque na 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, que terminou nesta sábado (27), na UFMS. Os alunos faturaram 25 medalhas, sendo quatro de ouro, seis de prata e 15 de bronze. A cerimônia de entrega aconteceu no Teatro Glauce Rocha.

Ao todo, mais de 18 milhões de estudantes passaram pela mesma prova que aconteceu em todos os Estados do Brasil. No Mato Grosso do Sul foram 132 medalhistas, entre ouro, prata e bronze e 600 menções honrosas. Os destaques principais da Rede Municipal foram as escolas Múcio Teixeira Júnior, Professor Vanderlei Rosa, Bernardo Franco Baís e a Escola Major Aviador Y-Juca Pirama de Almeida.

Os alunos medalhistas de ouro foram Eduardo José Ferro (Múcio Teixeira Júnior), José de Oliveira (Prof. Vanderlei Rosa), Letícia Loureiro de Araújo (Bernardo Franco Baís) e Miguel Luís Saldanha Nunes (escola Major Aviador Y-Juca Pirama de Almeida).

A premiação dos alunos também foi destaque em comparação com a edição do ano passado, quando a Reme obteve somente um medalhista na categoria ouro. Para a secretária-adjunta de Educação, Soraia Campos, que marcou presença na cerimônia, o aumento do número de medalhas é um reflexo do resultado do trabalho da atual gestão.

“Tenho que agradecer pelo empenho de todos, as famílias nas escolas e a equipe técnica que participa efetivamente desse trabalho. Parabenizo os medalhistas, mas também todos aqueles que de uma forma ou de outra nos ajudaram e principalmente os professores de sala de aula que com dedicação realizam seu trabalho com muita maestria”, pontuou.

A técnica da Superintendência de Políticas Educacionais da Semed, Carine Fernandes Botelho, da Gerência do Ensino Fundamental e Médio, comentou da importância da OBMEP.

“Esse evento representa a valorização da aprendizagem da Matemática dentro de sala aula, principalmente no que tange na resolução de problemas, trazendo uma matemática mais contextualizada para a realidade do aluno”, afirmou.

O aluno medalhista de ouro, Eduardo José Ferro, do 8º ano, fala da emoção de ganhar e do seu futuro. “Foi muito legal. É a primeira vez que eu participei. É uma coisa que eu nunca tina vivenciado. Meus pais ficaram felizes. Minha mãe chorou muito de felicidade. No futuro penso em fazer engenharia”, disse.

A aluna também medalhista de ouro, Leticia Yasmim Loureiro de Araújo, que ganhou a medalha pela escola Bernardo Franco Baís e hoje estuda em uma escola federal falou sobre sua conquista. “Foi muito emocionante. É um prêmio que mostra todo meu esforço”, frisou.

O aluno Lucas Lira de Oliveira, do 8º ano da escola Y-Juca Pirama, que conquistou medalha de prata, disse que vai batalhar para faturar o ouro em 2020. “Ano passado ganhei bronze agora quero o ouro. Estudei muito este ano e estou muito feliz”, destacou.

Professores

Os professores da Rede Municipal que mostraram desempenho em suas atuações na Olimpíada também foram destaques recebendo premiação. Os professores premiados foram Maria José Pereira Leão, da escola Major Aviador Y-Juca Pirama de Almeida e Rosa Neiva Soares Obregon, da Escola Múcio Teixeira Júnior;

Também foram premiados Aldeir Dutra Araújo, da Escola Agrícola Arnaldo Estevão Figueiredo; Ana Carolina Ferreira Felix, da Escola Bernardo Franco Baís; Anselmo Filgueira, da Escola Arlindo Lima e Marina Couto Fortes; Carlos Alberto Catalani, da Escola Danda Nunes e Clauderi Branco da Escola Agrícola Arnaldo Estevão de Figueiredo.

Os professores premiados ganharam do evento das Olimpíadas um diploma de homenagem e um livro de apoio a formação matemática e participação no Programa Obmep em 2019.

Escolas

Além de alunos e professores, as escolas também foram premiadas, como: Bernardo Franco Baís, Luís Antônio de Sá Carvalho, Múcio Teixeira Junior e Prof. Vanderlei Rosa, ganharam um kit com material didático.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS