Educação | Gabriel Neri | 24/05/2020 08h40

Inscrições para o Enem 2020 serão prorrogadas

Compartilhe:

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) prorrgaram o prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020. O prazo que se encerrava às 22:59 (horário de MS) desta sexta-feira (22) foi estendido até a próxima quarta-feira (27).

Informação da prorrogação das incrições foi anunciada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, e pelo Inep via nota oficial.

Vale lembrar que o Enem deste ano terá duas modalidades: a prova digital e a impressa. A primeira estava prevista para ser feita em outubro e a impressa em novembro. No entanto, o MEC e o Inep anunciaram nesta semana o adiamento de 30 a 60 da aplicação das provas por conta da pandemia de coronavírus.

A decisão por estender o prazo final das incrições foi tomada após pedido das secretarias estaduais de Educação, que identificaram baixa adesão de alunos das escolas públicas.

Assim, com o adiamento do prazo final, o boleto para os candidatos que têm de pagar a inscrição até o dia 28 de maio, quinta-feira.

Confira a nota oficial do Inep abaixo:

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 terão mais cinco dias para se inscrever no exame. O novo prazo, definido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), será até às 23h59 [horário de Brasília] da próxima quarta-feira, 27 de maio. Após a inscrição, o pagamento do boleto deve ser realizado até dia 28 do mesmo mês.

A iniciativa decorre de entendimento alcançado entre o Inep e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 22 de maio. O Inep está atento a todas as manifestações da sociedade e do poder público.

Já foram registradas mais de 5 milhões de inscrições no Enem 2020. Até as 12h desta sexta-feira, 5.151.868 pessoas já estavam inscritas, sendo 5.050.768 na versão impressa e 101.100 na digital. Como já anunciado anteriormente pelo MEC e Inep, será feita uma enquete com os participantes inscritos, no final de junho, na Página do Participante. As datas do exame serão definidas após a consulta.

Por fim, o Inep reforça seu apoio aos estudantes brasileiros que pretendem ingressar em uma instituição de ensino superior por meio do Enem 2020.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS