Entrevistas | Gabriel Neri | 18/02/2020 09h50

Pai Ausgusto conta mais sobre o Projeto Yalodê em entrevista ao MS em Dia

Compartilhe:

O Yalodê é um projeto social que surgiu há seis anos em Campo Grande. Pai Augusto, fundador e líder, contou um pouco mais dessa história, das expectativas neste 2020 e da importância social para o MS em Dia em entrevista na última semana.

O Projeto Yalodê já foi destaque aqui no MS em Dia em 2019. Confira os links abaixo das duas matérias que falaram sobre as apresentações.

Fundação

Pai Agusto conta que o "Projeto Yalodê nasceu dentro de um terreiro e tem o intuito de realizar doações e levar um pouco mais da cultura africana para a população da capital".

A ideia surgiu no fundo de uma lavanderia e teve uma inspiração na mãe de Pai Agusto. Ela que teve um projeto social quando seu filho ainda era criança. E isso o influenciou para que viesse o projeto depois.

Além da história de fundação, Pai Augusto falou também como é quebrar o "tabu" ao levar as apresentações, especialmente para escolas e crianças, e do preconceito com sua religião sofre.

"Eu não sofro tanto preconceito, mas a minha religião sim. Eu sou de origem espanhola, mas a minha religião é de matriz africana".

Surgimento do nome

Quando a gente tem um projeto social, as pessoas começam perguntando 'por que Yalodê?'".

Primeiramente, Yalodê significa 'a mulher mais importante na sociedade'. Ou seja, remete a algo mais maternal, mais familiar, que valoriza a mulher. E isso é visto nas apresentações e nas ações que buscam a dar um foco maior na mulher, nas crianças e na família de modo geral.

Outro ponto do motivo da escolha é que Yalodê é uma palavra fácil de gravar e associar ao projeto. Virou uma 'marca registrada'. Assim, o projeto tem o mesmo nome desde sua fundação em 2014.

O 2020 do Projeto Yalodê

Pai Agusto finalizou a entrevista falando sobre o que o projeto está mais necessitando no momento: utensílios de cozinha básica como tábuas, facas, panelas, talheres e outros itens para manusear os alimentos. Também, falou da vontade de ter sua própria sede na capital.

A próxima ação do Projeto Yalodê será no dia 16 de feveiro, às 8 horas, no Jardim Noroeste e está sendo arrecadados fundos para o café da manhã que o projeto fará.

Fotos: acervo pessoal/Pai Augusto

Confira a entrevista completa abaixo:

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS