Maracaju | Maracaju Speed | 06/06/2019 10h55

Fazenda na região de Maracaju inaugura usina fotovoltaica

Compartilhe:

A Fazenda Jatobá está localizada no município de Maracaju, distante 157,4 quilômetros da capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande. Deu início às atividades em 1999, por meio do empresário Mauro Christianini, auxiliado pela esposa dona Johanna Christianini e por seu filho Vinicius Christianini, gerente geral da fazenda.

O nome da fazenda deriva das várias árvores de Jatobá plantadas na propriedade, cujas atividades principais são a produção de soja, milho e melhoramento genético de gado da raça Nelore. Com grande preocupação com a natureza, nos últimos anos os proprietários têm focado em ações sustentáveis, sendo referência regional em agronegócio.

A grande estrela dessas ações sustentáveis é a Usina Fotovoltaica Jatobá, projetada e implementada pela Geração Solar, empresa de Dourados que é líder estadual e regional em energia renovável e tecnologias para aproveitamento da energia solar.

A Usina Fotovoltaica Jatobá ocupa uma área total de 14.000 m2, na qual estão dispostas 2.000 placas solares com a tecnologia Double Glass, mais resistente, com maior capacidade de produção de energia e maior durabilidade, capazes de gerar, em conjunto, até 95.000kmh/mês, com pico de potência de 640kwp.

Para se ter uma ideia, a energia gerada seria capaz de sustentar aproximadamente 400 residências de tamanho médio, com um consumo equivalente ao valor de R$ 65.000,00 mensais.

Além disso, a Usina Fotovoltaica Jatobá é a primeira usina do estado a utilizar o sistema Tracker, capaz de alterar os ângulos das placas em até 90º, (45º para cada lado, a partir da posição paralela ao solo) que trabalha em esquema de girassol, acompanhando a trajetória do Sol para um melhor aproveitamento da energia solar.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS