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MS em Dia | Por Eduardo Karmouche | 04/05/2017 14h02

Como converter “suspeitos” em clientes ativos!

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Quando você deixa um cliente potencial “deslizar” entre os seus dedos, você acaba de desperdiçar:

1) O dinheiro que você investiu para trazer este potencial cliente para a sua empresa,
2) Os lucros desta venda e o mais importante de tudo...
3) Todos os lucros residuais futuros oriundos deste cliente.

Não posso enfatizar suficientemente a importância ao acompanhar esses clientes “suspeitos” e leads até transformá-los em potenciais clientes que regularmente farão orçamentos e pedidos com a sua organização.

Seus “suspeitos e prospectos” podem ser tanto o público em geral como os indivíduos específicos que responderam à sua publicidade. Mas, que ainda não compraram. Neste artigo fornecerei uma lista de dispositivos para transformar estes prospectos em compradores.

"Surpreende-me que a maioria das empresas nunca se coloca na posição dos seus clientes ou dos seus prospectos. Afinal, porque fazem com que transacionar com eles seja tão difícil?

Se alguém ligar para a sua empresa e uma telefonista for o seu primeiro contato, será que está telefonista poderá responder convincentemente todas as solicitações dos seus prospectos e/ou clientes?

Quando as pessoas entrarem em sua empresa. Quão bem versados são os seus vendedores? Quanto tempo você gastou na preparação dos diálogos, frases, perguntas e conselhos para responder as pessoas que perguntarem algumas questões?

Quão bem dispostos, você ou seu pessoal, estão para responder as perguntas e prestar conselhos verdadeiramente informativos. Mesmo que estes não o beneficiem dlretamente ou imediatamente?

Será que é fácil encontrar os produtos na sua empresa? Como conscientemente você acompanha os pedidos de vendas, as quotações e as solicitações? Como é que você mantém os clientes informados sobre o status dos seus pedidos? Quanto você considera os seus clientes e prospectos como sendo concedidos?

Apenas ao sair fora do seu escritório e circular pela sua empresa através da ótica e com a perspectiva de um prospecto. Você observará um monte de falhas em sua operação.
Uma vez que estes problemas tiverem sido corrigidos, você poderá melhorar drasticamente o seu potencial atual e repetitivo de negócios.

Ao fazer sua empresa mais convidativa, fácil, informativa, não ameaçadora, educacional, inspiradora e divertida para que os seus potenciais clientes realizem mais compras com a sua organização. Você eleverá sua empresa bem acima da sua concorrência.

Lembre-se:

1) Você poderá servir bem mais.
2) Você poderá educar bem mais.
3) Você poderá informar bem mais.
4) Você poderá oferecer um acompanhamento contínuo ou acompanhar bem mais os seus clientes.
5) Você poderá fazer com que as cotações e os pedidos sejam bem mais fáceis.
6) Você poderá fazer com que uma ligação ou uma visita a sua empresa seja algo bem mais desejável.

Continue acompanhando tenazmente cada suspeito, prospecto ou cliente que entrar em sua esfera empresarial. Se alguém visitar o seu negócio, escrever ou ligar...não deixe a “peteca” cair.

Obviamente, essas pessoas estão fortemente motivadas e interessadas em seus produtos e/ou serviços. Talvez não estejam prontos para finalizarem suas compras. Mas estão bem próximos. Ao acompanhá-los tenazmente, você os conduzirá a uma ação decisiva.

Continue ligando, escrevendo, ligando, escrevendo, etc...

Sempre certificando-se de que cada contato direto ou indireto que você tiver com eles transmita certas informações úteis. Não meras “alegórias” de vendas. E que será eficaz em logicamente avançar o processo de comprometimento dos seus potenciais clientes até a sua derradeira conclusão. E uma vez que você tiver convertido estes prospectos em clientes. Continue entrando em contato com eles. Aqui está o porquê...

Os desejos e as circunstâncias dos clientes muda constantemente. Ao meramente demonstrar um interesse regular e contínuo ao se communicar com os seus clientes antigos e prospectos, você aumentará suas chances de prosperar.

Enfrente os fatos. O seu mercado será ambivalente. Até mesmo apático com a compra de qualquer coisa (especialmente ao fazerem grandes compras). E as pessoas estão praticamente paralisadas pelo medo de tomarem decisões erradas. Se você puder superar esse medo e/ou essa relutância para agirem ao oferecer uma garantia para sua compra e ainda reverter o risco das suas compras. Você definitivamente terá muito mais negócios, certo?

Para conferir o artigo e mais ponderações do especialista acompanhe o MS EM DIA ou entre em contato com a empresa que Eduardo Karmouche é diretor presidente, a SGN Global, pelo telefone (67) 3211-6933 ou no Skype: sgnglobal e e-mail: info@sgn7.com.

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