MS em Dia | Eduardo Karmouche | 07/06/2017 07h54

'Não coloque todos os ovos em uma mesma cesta', recomenda consultor de negócios

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Provavelmente você já ouviu falar desta expressão antes, certo?

Bem, também aposto que você nunca ouviu falar desta expressão sendo aplicada da maneira como estou prestes a apresentar. Deixe-me explicar melhor o que estou querendo dizer...

A maioria das empresas está sendo suportada por um único canal/pilar de receitas, aonde suas vendas vem através dos seus vendedores.

No entanto, ao construirmos uma base suportada por múltiplios pilares de receitas. Está produzirá um crescimento sustentável e geométrico. Elevando suas operações ao seu tão sonhado salto quântico em termos de vendas, mas que nunca encontrou até hoje, certo?

Afinal de contas, uma das suas principais atribuições será obtermos uma alavancagem exponencial em tudo o que você estiver fazendo, produzindo e executando. E, a fim de obtermos essa alavancagem, você não poderá ficar refém e dependente de uma única fonte de receita ou apenas dos seus novos clientes ou de um único fluxo de caixa. Isso começa a fazer sentido para você?

Bem, acredito que podemos ir bem além disto...

Acredito que as suas operações devem sempre estar protegidas de qualquer ameaça de risco, perda ou perigo.

Acredito que você sempre deve estar aberto a ouvir sobre a alavancagem positiva que sempre esteve disponível para a sua empresa em cada oportunidade de receitas, de lucros e de crescimento.

E a única maneira em que você possivelmente poderá posicionar-se para obter todo esse resultado será adotando a filosofia que diz:
Nunca mais colocaremos todos os nossos ovos numa única cesta. E isto deverá categoricamente significar o seguinte:

1) Não ficaremos dependentes de uma única fonte de receitas para gerar os nossos prospectos e clientes.
2) Nunca mais teremos as nossas operações totalmente dependentes do possível sucesso de qualquer funcionário ou empregado.
3) Nunca, absolutamente nunca ficaremos dependentes de um único fornecedor. Sempre estaremos protegidos. Sempre teremos alternativas. Sempre teremos opções diferentes para escolhermos.

Porque, se alguma coisa acontecer. Se alguém se meter em apuros. Se alguém tirar sua franquia. Se alguém sair do empreendimento. Se alguém for comprado. Se alguém se mudar. Se alguém decidir que não quer mais fazer negócios com você...

Será apenas um lapso inconveniente e irritante. Porém, nunca comprometerá a nossa saúde financeira ou a nossa capacidade para continuarmos crescendo e prosperando.
Devemos sempre estar abertos a novas formas de vendas, novas abordagens. Isso significará constantemente testar novas apresentações de vendas, novas abordagens de fechamento, novos conceitos de reversão de risco, novas opções de bônus ou de incentivos, novas embalagens ou pacotes de produtos e de serviços.

Lembre-se, que estamos analizando como otimizar tudo o que já estamos fazendo. Isso poderá significar sobre cada ação que tomarmos, sobre cada trabalho que fizermos, sobre cada Real que investirmos e principalmente sobre cada oportunidade que tivermos a sorte de aproveitar.

E este deverá ser o processo mais emocionante e agradável que você poderá se envolver. Sendo que nunca mais será estressante. Por quê?

Porque você sempre será o mais eficiente, o mais produtivo, o mais rentável, o mais eficaz que você puder ser.

Como isso poderá ser qualquer outra coisa, senão for extraordinário?...E assim o será. E se por um acaso você cometer um erro? Você estará protegido desta desvantagem. Não terá qualquer sequela.

Vamos falar sobre as implicações de não colocarmos todos os seus ovos numa única cesta. Para mim isso significa que você não dependerá de uma única linha de produtos ou de serviços. Que você sempre estará experimentando. Você sempre estará testando. Você sempre estará experimentando novos produtos e serviços,etc...

Afinal de contas, os produtos antigos morreram. Os clientes deixarão de usá-los e a concorrência penetrará em seu mercado. Ou seja, será apenas um negócio estrategicamente bom. Será tudo parte desta grande filosofia de ser diversificado, de ser protegido e de nunca ser pego de surpresa.

Tenho certeza de que agora ficou bem mais óbvio para você a importância de não colocarmos todos os seus ovos numa mesma cesta. Também estou confiante de que você percebeu que as cestas que estou referindo não são apenas suas vendas, não são apenas sua equipe, não são apenas seus fornecedores. Mas sim, todos os elementos que integram e se unem para tornar sua empresa ultra bem-sucedida, certo?

Para conferir mais ponderações do especialista acompanhe o MS EM DIA ou entre em contato com a empresa que Eduardo Karmouche é diretor presidente, a SGN Global, pelo telefone (67) 3211-6933 ou no Skype: sgnglobal e e-mail: info@sgn7.com.

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