Campo Grande | Com CG Noticias | 05/04/2023 09h50

Ação Social atende 500 usuários e marca um ano do Cras Noroeste

Compartilhe:

Serviços de beleza, saúde e atrações culturais e muita recreação para as crianças. Foi assim que o Cras “Hercules Mandetta” – Noroeste, comemorou esta semana, o primeiro ano de atendimento à população do bairro. Para marcar a data, a equipe da unidade organizou, um dia com diversos atendimentos, desde atualização do Cadastro Único até a oferta de vagas de trabalho, cortes de cabelo e aferição da pressão arterial.

No total, foram realizados 529 atendimentos. A coordenadora do Cras, Stefani Santana de Assis, disse que a ideia de realizar a ação social no início da semana foi para facilitar o acesso da comunidade aos serviços. “Atualização do Cadastro Único e a solicitação da tarifa social de energia elétrica são os serviços mais procurados, por isso decidimos organizar essas ofertas em um único dia para que a pessoa conseguisse acessar toda a rede de oportunidades em um momento só”, explicou.

O secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes e a secretária-adjunta, Inês Mongenot, prestigiaram a ação. Para o secretário, as campanhas e atividades promovidas pelos Cras em momentos pontuais são um incentivo para que as pessoas regularizem as questões pendentes quanto aos serviços oferecidos pela Rede Municipal de Assistência Social.

“É importante destacar o trabalho dos parceiros e demais pastas da gestão no sentido de facilitar a vida dos usuários. O objetivo é garantir os direitos dessa população vulnerável, principalmente sobre o Cadastro Único, por isso é fundamental que elas verifiquem se ele está atualizado para não perder os benefícios”, pontuou.

Entre as pessoas que aguardavam o atendimento no Cadastro, estava a dona-de-casa Janecléia da Silva que foi solicitar a inclusão do seu bebê João Lucas, de 16 dias, no CadÚnico, para aumentar o valor do seu benefício. “Fiquei sabendo da ação semana passada e me programei para vir porque ajuda muito a gente”, afirmou.

Mãe de três meninos, Patrícia Espinoza levou os filhos Anderson, 9, Miguel, 7 e Caleb, de dois anos para realizar exames de glicemia com a equipe de enfermeiros e alunos do curso de Enfermagem da Uniderp. “Sou muito cuidadosa e me preocupo com a diabetes precoce, por isso sempre levo eles para fazer exames no posto”, revelou.

Já a diarista Francilene Luzia Gomes aproveitou a ação e levou os filhos para cortar o cabelo. “Sempre aproveito esses momentos porque para quem trabalha e não tem tempo de ir em vários locais, resolver tudo aqui é ótimo”, destacou.

Ampliação

Desde a inauguração, em abril do ano passado, o Cras Noroeste ampliou o atendimento semanal, que passou de 100 para 500 famílias, além de inaugurar novos espaços, incluindo uma sala de leitura e um auditório.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) atende, no momento, 150 crianças e idosos, com aulas de ginástica, pilates, educação física e atividades socioeducativas. Para atender os usuários, a unidade conta com 25 profissionais entre educadores, assistentes sociais, merendeiras, administrativos e psicólogos.

“Nosso foco é trabalhar a socialização e, no caso dos idosos, trazê-los de volta ao convívio, já que foi um público que ficou muito isolado durante a pandemia”, disse a coordenadora Stefani.

O Cras é referendado para atender cinco mil famílias em situação de vulnerabilidade social e conta com uma praça que oferece para a população do bairro, por meio da Sectur e Funesp, atividades de cultura, esporte e lazer.

A estrutura de quase 1.900 metros quadrados de área construída tem quadra para prática de vôlei de areia e beach tênis, pista de skate, quadra coberta poliesportiva, anfiteatro e sala de projeções com 195 lugares, biblioteca, academia ao ar livre e playground.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS