Campo Grande | Da Redação/Com MS Notícias | 05/09/2012 12h03

Índices do SUS e IDEB colocam Aquidauana em destaque no MS

Compartilhe:

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou no dia 1º de março em Brasília, o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012), ferramenta que avalia o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no país.

Criado pelo Ministério da Saúde, o índice avaliou entre 2008 e 2010 os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência), verificando como está a infraestrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população.

Aquidauana com índice de 5,80 

Conforme a pesquisa a média brasileira foi de 5,47. Mato Grosso do Sul teve nota de 5,64 e ficou na oitava posição na avaliação do acesso e qualidade dos serviços de saúde do país. Aquidauana teve IDSUS de 5,80 ficando acima da media nacional e estadual. Entre os indicadores avaliados, 14 são relacionados a acesso e outros 10 para medir a efetividade dos serviços.

O levantamento de dados para divulgação do IDSUS 2012 será realizado a cada três anos. Desde a idealização até a fase de finalização, o índice foi construído com a participação de vários segmentos do governo, técnicos, acadêmicos e com a participação e aprovação do Conselho Nacional de Saúde.

Destaque no IDEB

O Ministério da Educação (Mec) divulgou a nota do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O município de Aquidauana teve notas satisfatórias na avaliação do Ministério, principalmente nas escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme). Criado em 2007, o IDEB tem o objetivo de medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação.

De acordo com o gerente de Educação, Ordalino Cunha, todas as escolas da Reme foram avaliadas e superaram a meta estabelecida pelo Ministério da Educação. Nos anos iniciais (1º ao 5º ano), a Escola “Erso Gomes” foi a que obteve melhor desempenho atingindo nota de 4,4 superior a meta do Mec que era de 4.1.

Já na avaliação dos anos finais (6º ao 9º ano), as escolas “Ada Moreira Barros” de Cipolândia e “Erso Gomes” ficaram em 3º e 4º lugar respectivamente no município com nota 4.0, superior a meta estabelecida pelo Mec que era 3.7. A nota das duas escolas, inclusive, supera a média estadual que foi de 3.8.

Para Ordalino a melhoria do ensino na Rede Municipal se deve aos investimentos da Prefeitura na Educação desde 2009 como a ampliação do quadro de profissionais, a implantação da formação continuada, o pagamento do piso salarial nacional para os professores e a redução de 1/3 da jornada de trabalho para planejamento das aulas.

Além disso, o gerente da pasta cita a implantação do Plano de Cargos e Carreiras, a recuperação da infraestrutura das escolas com a reforma de 90% delas, investimento em mobiliário com aquisição de novas carteiras, climatização das salas de aula e democratização na gestão com a eleição direta para diretor.

Para os alunos, especificamente, o gerente de Educação destaca o repasse do kit “Nota Dez”, material pedagógico, uniforme escolar e mochilas, melhoria da merenda escolar, e o kit esportivo que priorizou a prática esportiva nas unidades de ensino. “Os números provam que quando se faz investimento pesado em Educação, os resultados aparecem”, finalizou Ordalino Cunha.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS