Educação | Da redação/com Assessoria | 10/03/2014 09h52

Acadêmicos de Campo Grande constroem carro para competição nacional

Compartilhe:
Acadêmicos vão participar da 20ª Competição Baja SAE Brasil-Petrobras Acadêmicos vão participar da 20ª Competição Baja SAE Brasil-Petrobras (Foto: Euclydes Strazzeri Júnior/Divulgação)

Campo Grande (MS) - Dez acadêmicos dos cursos de engenharias Mecânica, de Produção e Controle de Automação, do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande – unidade 2, participam de 13 a 16 de março, da 20ª Competição Baja SAE Brasil-Petrobras, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba (SP).

De acordo com o coordenador do curso de engenharia mecânica da Anhanguera, Jeancarlos Lucietto, todo o desenvolvimento do projeto de construção do carro de competição para a Fórmula Baja é de extrema importância para a formação profissional e técnica dos acadêmicos. “Eles estão aplicando aquilo que aprendem em sala de aula na prática, participando de todas as etapas de fabricação até a escolha do piloto e isso é o grande diferencial do curso”, explica o coordenador.

“O carro ficou bem melhor que o esperado após a realização dos primeiros testes e está bastante competitivo, com grandes chances de vitória”, comemora o coordenador e orientador do projeto.

Para o capitão da equipe, o acadêmico Euclydes Strazzeri Júnior, a embreagem fabricada pelos próprios alunos aumentará a potência três vezes mais, garantindo um diferencial no carro, que atingem em média 50 km/h. O piloto da prova será o acadêmico Marc de Moraes.

A competição reunirá 72 equipes, formadas por mais de mil estudantes de engenharia de 18 Estados e o Distrito Federal. As três instituições que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas poderão representar o Brasil na Baja SAE Rochester, em Nova York. O Brasil é tetracampeão na competição internacional.

PROJETO BAJA SAE

O projeto Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do projeto Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto, desde sua a concepção, projeto detalhado e construção.

PROGRAMAÇÃO

Dia 13 (quinta-feira) – 14h às 17h50 (horário de Brasília) - avaliações de segurança e inspeção técnica.
Dia 14 (sexta) – 9h às 17h50 (horário de Brasília) - avaliações de segurança, inspeção técnica e apresentações de conforto e projeto.
Dia 15 (sábado) – 9h às 10h30 (horário de Brasília), repescagem de segurança. Das 11h às 16h (horário de Brasília), provas dinâmicas (dirigibilidade, conforto, tração, velocidade e subida de rampa). Das 17h às 19h (horário de Brasília), finais de apresentação de projeto.
Dia 16 (domingo) - Às 9h15 (horário de Brasília) formação do grid de largada. Das 10h às 14h (horário de Brasília), enduro de resistência. Às 15h (horário de Brasília), cerimônia de encerramento.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS