Educação | Thaís Lopes Pimenta/Da Redação | 15/08/2012 11h20

Colégio Militar de Campo Grande obteve maior nota no Ideb 2011

Compartilhe:
Para ingressar no Colégio Militar de Campo Grande o estudante precisa ser aprovado em um processo seletivo Para ingressar no Colégio Militar de Campo Grande o estudante precisa ser aprovado em um processo seletivo (Foto: Divulgação)

A rede estadual de ensino avançou nos últimos anos. É o que aponta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, divulgando ontem (14) pelo Ministério da Educação (MEC/Inep).

A rede pública estadual de ensino, de acordo com os dados, atingiu todas as metas estabelecidas em todas as etapas do ensino básico — anos iniciais (4º e 5º) e anos finais do ensino fundamental (8º e 9º) e ensino médio.

Nos anos iniciais (quarto ao quinto), o Ideb estadual alcançou 4.9. Ultrapassou não só a meta para 2011 (de 4,0), como também as propostas para 2013 (4.3) e 2015 (4.6). Nessa etapa do ensino, a oferta é prioritariamente das redes municipais. A prioridade da rede estadual é o ensino médio.

Também nos anos iniciais do ensino fundamental, a rede estadual de Mato Grosso do Sul se aproximou da meta da nacional, que é de 5.0.

Ainda no ensino fundamental (oitavo e nono), o Ideb da rede estadual em 2011 alcançou 3.5, ultrapassando a meta para 2011, prevista em 3.4.

Para o ensino médio, a rede estadual também teve avanços. O índice alcançado em 2011 é o de 3.5, superando a meta projetada, que era de 3.2. O indicador é obtido pelas notas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e pela taxa média de aprovação percentual.

Mato Grosso do Sul

Em todas as redes de ensino do Estado, tanto a particular, quanto a pública (estadual e municipal), o Ideb apresentou avanços. Em 2011, no quarto e quinto ano do ensino fundamental, o índice atingiu 5.1, acima da media nacional (5.0) e ultrapassou a meta projetada para 2011 (4.4).

No oitavo e nono ano do ensino fundamental, o índice é de 4.0. A meta projetada para 2011 era de 3.8. O ensino médio também se destacou em Mato Grosso do Sul, apresentando o índice de 3.8. A meta projetada era de 3.6.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Maior nota do Estado

O Colégio Militar de Campo Grande teve o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mais alto de Mato Grosso do Sul, com 6,9 pontos para a 8ª série, segundo os dados divulgados pelo ministério da Educação nesta terça-feira (14). Esses números são referentes ao ano de 2011 e servem como indicadores gerais da educação nas redes privada e pública de ensino.

Segundo o comandante da escola, coronel Gil de Melo Rolim, a disciplina e o comprometimento com os estudos são as chaves para alcançar as metas de ensino.

“O ensino aqui é pautado na aprovação. Durante o ciclo todo, o aluno só pode reprovar uma vez. Se ele reprovar a segunda, sai da escola”, disse. Ele explica que o ciclo compreende o período do ensino fundamental ou médio, ou seja, em cada um deles o aluno pode repetir de ano apenas uma vez.

Menores desempenhos

As escolas estaduais Manoel Garcia Leal, em Paranaíba; João Leite de Barros, em Corumbá e Presidente Médici, localizada em Naviraí, tiveram desempenho no Ideb de 1,9 ponto e foram as últimas colocadas no ranking estadual para 8ª série.

No ranking nacional, elas ficaram em 30.581ª, 30.582ª e 30.583ª, respectivamente. Segundo os dados do ministério da Educação, foram 30.842 escolas pontuadas pelo Ideb 2011 para a 8ª série do ensino fundamental.

Ainda conforme os números, a escola com menor desempenho em Campo Grande foi a estadual 11 de Outubro, que fica no Bonança. Ela teve índice de 2,3 pontos e ficou em 29.894 no ranking nacional.

Todos os resultados estão disponíveis no endereço eletrônico: http://ideb.inep.gov.br/resultado/.

 

*Com G1/Notícias MS

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS