Educação | Da redação/Com Assessoria | 16/07/2012 20h05

Começa na quarta-feira o 28° Simpósio Mundial da OMEP

Compartilhe:

A educação dos pequenos é assunto central do 28º Simpósio Mundial da OMEP, com o tema "Primeira Infância no Século XXI: Direito das crianças de viver, brincar, explorar e conhecer o mundo”. A realização do evento, com quatro dias de duração, acontece no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

O Simpósio vai reunir profissionais de vários locais do mundo, estudantes da área e toda a comunidade para debater e ampliar as discussões relativas à educação na primeira infância, os direitos dos pequenos, os desafios e demandas relacionados a atuação dos profissionais que trabalham na educação das crianças.

Vários pontos que se perdem com o desenvolvimento da sociedade devem ser discutidos, como a valorização do tempo de ser criança e seu direito de brincar. Para a presidente da OMEP/Brasil OMEP/BR/MS, e representante máxima da Organização na América Latina, professora Maria Aparecida Salmaze, o Simpósio vai ampliar o conhecimento sobre a importância do brincar na vida das crianças e dará destaque para o trabalho desenvolvido em Mato Grosso do Sul.

“Com ousadia, a OMEP se candidatou a receber esse evento com um objetivo em comum ao das demais candidatas, promover uma discussão acerca do direito da criança ao lazer, ao brincar. A vinda desse evento para o Estado vai mostrar como é importante o trabalho feito aqui, e nós temos tudo para realizar um grande evento”, explicou.

Além dos direitos dos pequenos, entram no debate a atuação do profissional da educação e as práticas pedagógicas, e a conscientização dos pequenos para um mundo sustentável, caminhando ao encontro da marcha mundial pelo respeito e valorização do ambiente em que vivemos.

Palestrantes

Para a promoção de debates ricos e valiosos para a educação infantil, o Simpósio vai contar com presenças importantes, como a da Presidente Mundial da OMEP, Ingrid Pramling Samuelsson; a Vice Presidente mundial da OMEP - Região América do Norte e Caribe - Madeleine Baillargeon; Representando o Instituto Internacional de Educación Infantil IIDEI/Chile – Victoria Peralta Espinosa; da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Maria Carme Barbosa; da Universidade de São Paulo – Zilma de Moraes Ramos de Oliveira; da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul– Ordália Alves Almeida e da Fundação Armando Álvares Penteado – Edinho Paraguassu.

Programação

18/07 (quarta-feira):

Credenciamento, abertura oficial e conferência com o tema “Primeira Infância no Século XXI: direito das crianças de brincar, viver, explorar e conhecer o mundo”, com o Prof. Dr. Manuel Sarmento, de Portugal;

19/07 (quinta-feira):

Diálogos e mesas-redondas sobre o brincar e sua relação com a Educação, com especialistas de universidades brasileiras, além de atividades culturais;

20/07 (sexta-feira):

Atividades culturais, palestra sobre a origem do brinquedo no mundo, mesas-redondas, com representantes de vários países e, no período da tarde, oficinas e visitas à instituições de Ensino Infantil;

21/07 (sábado);

Palestra sobre os brinquedos tradicionais da infância, mesa-redonda sobre a diversidade cultural do Brasil e um intercâmbio cultural para o encerramento das atividades do Simpósio.

Presenças confirmadas

Os seguintes países já confirmaram presença no Simpósio: Canadá, Bangladesh, Índia, Grécia, Irlanda, Bósnia e Herzegovina, África do Sul, Rússia, Venezuela, Uruguai, Nigéria, Haiti, Gana, Suécia, Colômbia, Argentina, Espanha, Austrália, Coreia do Sul, França, Estados Unidos, Bélgica, Turquia, China, Chile, Benim, Costa Rica, Líbia, Nova Zelândia, Equador, Alemanha, Singapura, Reino Unido, Japão, Peru, Portugal e México.

Serviço

O Simpósio acontecerá no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, entre os dias 18 e 21 de julho. Informações sobre o evento no site www.omep2012.org.br.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS