Educação | Assomasul | 11/01/2012 10h24

Mato Grosso do Sul tem menor taxa de evasão escolar do País

Compartilhe:

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apresentou ontem dados relevantes de um estudo sobre a presença do Estado no Brasil, especialmente em áreas como edução e saúde. Chama atenção, nesse estudo, o fato de Mato Grosso do Sul possuir a menor evasão escolar no ensino fundamental.

A taxa de frequência líquida a estabelecimento de ensino da população residente no Ensino Fundamental no Mato Grosso do Sul chega a 94,4, muito próximo de 100%, a melhor posição no País. Em segundo lugar aparece o Ceará com 93,5, depois vem São Paulo e Minas Gerais com 93,4 e em quarto lugar Tocantins com 93,2. A pior frequência acontece no Pará, com 87,2.

Quanto ao ensino médio, a taxa de frequência de Mato Grosso do Sul também está entre as melhores do País, na quarta colocação, com 59,5. A melhor do País nessa faixa é a do Distrito Federal, com 68,8, e a pior do Estado de Rondônia, com 51,6.

O Comunicado n° 129 - Presença do Estado no Brasil foi divulgado pelo presidente do Instituto, Marcio Pochmann, no Escritório Regional da Presidência da República, em São Paulo. A pesquisa analisa a atuação do Estado em diversas áreas como saúde, educação, assistência social, previdência social, trabalho, entre outras.

Os dados referem-se ao último ano disponibilizado e tratam em sua maioria de registros administrativos coletados junto aos ministérios, às autarquias e aos institutos de pesquisa.

O estudo traz informações por regiões e UFs como o número de médicos que atendem o SUS por mil habitantes, indicadores de seguro-desemprego formal, quantidade de docentes dos ensinos fundamental e médio e várias outras.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS