Educação | Da Redação/Com Assessoria | 06/12/2012 09h24

Procura por cursos livres não depende de certificado

Compartilhe:

A procura por cursos na modalidade a distância tem crescido entre os brasileiros, entretanto, enquanto nas capacitações e graduações presenciais a procura pelo diploma é intensa, na EaD, a certificação não é prioridade, conforme destacam as últimas estatísticas.

Segundo os dados mais recentes de uma pesquisa realizada em agosto deste ano, o Brasil responde por 5,9% do total de alunos em um site de cursos, o qual reúne capacitações das universidades dos Estados Unidos, ficando atrás de estudantes do próprio país, 38,5%, e seguido pela Índia, com 5,2%, e pela China, 4,1%.

Para a administradora de empresas Adriana Soares, a oportunidade de se capacitar, sem sair de casa, garante o interesse no conteúdo para atualização e isso independe do certificado. “É sempre bom termos como comprovar esse tipo de qualificação, porém, mais do que a comprovação, o aprendizado é fundamental”, ressalta Adriana, que há pouco se inscreveu em seu primeiro curso a distância.

Mesmo em plena ascensão, a busca por cursos livres deve levar em conta alguns fatores essenciais para garantir bons resultados aos cursistas.

“Eu gosto da mobilidade e da praticidade de poder estudar nos horários em que eu tenho disponibilidade, mas, para que o curso seja proveitoso para mim, a tutoria e a interação com o professor no ambiente virtual têm de ser efetivas. Nem todas as dúvidas são facilmente esclarecidas, e esse contato é importante”, acrescenta a acadêmica do curso de Gestão de Recursos Humanos Larissa Trancozo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS