Educação | Da Redação/Com Assessoria | 27/07/2012 08h59

Simpósio Mundial da OMEP promoveu intercâmbio cultural e ricos debates sobre o brincar na Educação Infantil

Compartilhe:
"Saímos daqui com uma carta de intenções, que encaminharemos aos governantes, apresentando as principais necessidades na Educação dos pequenos”, disse Maria Aparecida Salmaze (Foto: Divulgação/Assessoria)

Durante 4 dias, o Brasil sediou o 28º Simpósio Mundial da OMEP, que acontece anualmente nas principais capitais do mundo. Com o tema: “A Primeira Infância no Século XXI – direitos das crianças de viver, brincar, explorar e conhecer o mundo”, profissionais, acadêmicos e especialistas de 45 países e 236 cidades, se reuniram para debater e conhecer diferentes práticas da Educação Infantil.

A realização do evento, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, foi uma proposta desafiadora da OMEP/Brasil, conforme afirmou a presidente da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar do país, Maria Aparecida Salmaze, na abertura oficial do evento.

“É um momento único para a Educação Infantil e para todo o Brasil. Esse é apenas o começo de uma grande luta, em que estamos todos envolvidos diariamente. Saímos daqui com uma carta de intenções, que encaminharemos aos governantes, apresentando as principais necessidades na Educação dos pequenos.”, ressaltou em seu discurso de abertura do evento, destacando a atuação dos profissionais e da OMEP, em todo o mundo.

A presidente da OMEP/Mundial, Ingrid Pramling Samuelsson, ressaltou a necessidade de que todos se conscientizem sobre a importância da atenção à Educação Infantil. “Como é bom ver tanta gente reunida por essa causa. É preciso que todos se mobilizem para influenciar as autoridades e os governantes, para que possamos dar subsídios para que as crianças se tornem agentes de sua própria vida”. 

Com temáticas que abordaram, desde as práticas exitosas e resultados positivos obtidos em pesquisas nacionais e internacionais, até o incremento de um mundo sustentável para que as crianças possam se desenvolver plenamente, o evento proporcionou uma riquíssima troca de experiências e aprendizados, com oficinas, painéis, vídeos e comunicações orais, que ocorreram simultaneamente às palestras, mesas-redondas e diálogos, durante todo o Simpósio. 

A carta de intenções será publicada, em breve, no site da OMEP Brasil (www.omep.org.br) e o link divulgado nas Redes Sociais da Organização.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS