Empregos | Assomasul | 27/01/2012 10h58

Três Lagoas reduz acidentes de trabalho

Compartilhe:

A Prefeitura de Três Lagoas atingiu 498 dias sem acidentes de trabalho, na quarta-feira (25), segundo informações do setor dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), ligado à Secretaria Municipal de Administração.“Isso equivale a 12,782 milhões de horas/homem trabalhadas sem registro de acidentes que afastam o servidor do seu trabalho”, observou o secretário de Administração, Odair Biassi.Este é um controle estatístico de acidentes de trabalho, usado pelas empresas e pelo SESMT, levando-se em conta o cálculo do mês médio trabalhado e o cálculo das horas efetivamente trabalhadas, multiplicando pelo número de servidores, no caso, em torno de 3,5 mil.

“Essa contagem é oficialmente interrompida, quando ocorre algum tipo de acidente, que afaste o servidor do seu trabalho”, comentou Odair Biassi. Quando isso ocorre, seja no ambiente de trabalho, ou acidente de percurso, há necessidade da emissão de guia de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

“A redução do número de acidentes de trabalho, que nós estamos atingindo com êxito, demonstra que nossos servidores estão mais conscientes da responsabilidade de usar devidamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPI)”, observou o secretário de Administração.

“Qualquer servidor que trabalha em situações de risco é obrigado a usar equipamentos de segurança”, informou o coordenador do SESMT, José Luis Ribeiro Feitosa.Segundo ele, fazem parte da lista dos EPI calças e camisetas especiais, luvas de raspa, botinas de segurança, óculos de proteção, máscaras e até protetor solar, quando for o caso, entre outros.

No exercício de 2011, a administração da prefeita Márcia Moura (PMDB) investiu mais de R$ 40,6 mil na aquisição de equipamentos de proteção individual, informou Odair Biassi.

"Tenho recebido recomendações expressas da prefeita Márcia Moura quanto aos cuidados que devemos adotar para evitarmos acidentes de trabalho, envolvendo o servidor municipal”, observou o secretário.

“Por recomendação da prefeita Márcia Moura, o objetivo é que o servidor se sinta bem no ambiente de trabalho e retorne ao convívio de sua família, também alegre, feliz e sem acidentes”, comentou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS