Geral | Da redação/Com Notícias MS | 15/04/2012 13h19

André Puccinelli visita Cidade da Saúde neste domingo

Compartilhe:

Comunidade, entidades e agentes públicos se reuniram hoje de manhã (15) num evento que levou para os altos da Avenida Afonso Pena diversas ações de saúde. O projeto "Promover saúde é promover vida" transformou a Cidade do Natal em Cidade da saúde e contou com a presença governador André Puccinelli.

O governador prestigiou a abertura da evento e conheceu os diversos serviços de saúde oferecidos nos estandes da Cidade da Saúde. Em seu discurso, André destacou a importância de se investir em ações preventivas de saúde. "Devemos investir em prevenção e cada um pode fazer a sua parte ensinando e orientando quem não tem conhecimento de higiene ou da retirada de água da bromélia para evitar a propagação do mosquito da dengue, ou seja é um evento para conscientizar a população. É uma iniciativa onde podemos dizer que a saúde pode ser difundida sobre a terra e que praticamos a fraternidade", ressaltou.

Na oportunidade, Puccinelli lembrou que Mato Grosso do Sul é um diversos estados que cumpre o percentual de 15% de investimentos na área da saúde, mas que é preciso contar com mais recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). "Estamos tendo crescimento das demandas em saúde e o SUS é um belo programa no papel, mas ainda falta real financiamento para que o atendimento ocorra. Cada um deve dar o melhor de si e prestar a atenção e o conforto ao semelhante", disse.

Em Campo Grande, o prefeito Nelson Trad Filho destaca que o percentual aplicado já ultrapassa os 25%, mas que em alguns anos chegou a 32%. "Com a regulamentação da Emenda 29 precisamos oferecer saúde de melhor qualidade e buscar alternativas para obter financiamentos e avançar na questão", afirmou. O governo do Estado e a prefeitura levaram para o evento suas secretarias e nos estandes prestaram orientações sobre a saúde para a comunidade.

"Esse evento é um grande painel de tudo o que vem sendo realizado na saúde aqui no Estado. A Campanha da Fraternidade já se encerrou no Domingo de Ramos, mas queremos continuar promovendo este debate. Pedimos que a saúde seja uma realidade entre nós", ressaltou o arcebispo da Arquidiocese de Campo Grande, Dom Dimas Lara. O projeto é uma iniciativa da Arquidiocese e uma ação concreta da Campanha da Fraternidade de 2012 cujo tema é "Fraternidade Pública" e lema "Que a saúde se difunda sobre a terra".

Dom Dimas fez questão de agradecer o apoio dos mais de 200 parceiros destacando que sem eles a realização do evento seria impossível. A expectativa, segundo o arcebispo de Campo Grande é que pelo menos 8 mil pessoas visitem a Cidade da Saúde neste domingo. É o exemplo da dona de casa, Eunice de Lima, moradora do bairro Nova Lima. Ela conta que acordou bem cedinho para conhecer os serviços de saúde e de assistência social. "Aqui foi bom a gente saber como está a nossa saúde. Fiz exame de sangue para saber como está a glicemia, tá tudo bom, só a pressão que está um pouco alta", comentou sorridente.

Serviços

Durante todo este domingo os profissionais de saúde vão realizar pesagem e aferição de pressão, além de diversos exames como o de hanseníase, cardiologia, teste de glicose e da orelhinha, preventivo do câncer do colo do útero, entre outros. Universidades e Hospitais como como o Regional, do Câncer, Universitário, São Julião, Santa Casa, Proncor, Maternidade Cândido Mariano, também participam do evento.

A Cidade da Saúde conta com apresentações culturais com a presença de cantores e grupos católicos, recreação para as crianças, diversas palestras e orientações sobre saúde, além de oficinas e exposições. A programação nos altos da avenida Afonso Pena se estenderá até às 18 horas.

O evento conta com a participação de órgãos da administração estadual como a Polícia Militar com a participação da Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito (Ciptran), do Corpo de Bombeiros e da Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe).

Participam também as Secretarias de Estado de Educação (SED), de Trabalho e Assistência Social (Setas) e de Governo (Segov), por meio da Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania, além da Fundação do Trabalho (Funtrab); Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Sanesul; Centro de Hemoterapia e Hematologia de Mato Grosso do Sul (Hemosul); Procon; Agência Estadual de Metrologia (Aems), Coral de Servidores Públicos do Estado, Vigilância Sanitária Estadual e o Conselho Estadual Antidrogas (Cead)

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS