ANTT ignora descumprimento de contrato e autoriza reajuste do pedágio da BR-163
Os usuários da BR-163 vão sentir no bolso, mais uma vez, o desrespeito do Governo Federal. Em cima da hora, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) ignorou os apelos de quem trafega pela via e autorizou o reajuste do valor do pedágio da principal rodovia sul-mato-grossense.
Os novos valores, que variam de R$ 6,20 a R$ 9,40, entraram em vigor à 0h desta sexta-feira (14), conforme Decisão SUROD nº 254/24,publicada no Diário Oficial da União.
Não bastasse isso, a ANTT autorizou o reajuste mesmo com a CCR MSVia não cumprindo o que foi acordado no contrato original: a duplicação da chamada Rodovia da Morte.
Com 10 anos desde o início da concessão em Mato Grosso do Sul, a CCR MSVia duplicou apenas 150 dos 845 quilômetros de extensão da BR. A concessão da rodovia foi oficializada no dia 12 de março de 2014, e as primeiras obras de duplicação começaram em julho do mesmo ano.
Segundo a concessionária, o projeto da rodovia foi fortemente impactado pela crise econômica que abateu o país a partir de 2014, “afetando a remuneração da concessionária e elevando de forma expressiva seus custos financeiros”.
Além disso, outros fatores impactaram o projeto, tais como o aumento do preço do asfalto, o atraso no processo de licenciamento ambiental, as autorizações para obras apenas em trechos não contíguos “e a inclusão de diversas exigências não previstas no edital, comprometendo o equilíbrio econômico-financeiro do contrato e, portanto, inviabilizando a continuidade das obras de duplicação da rodovia”.
Até o momento, as cidades de São Gabriel do Oeste e Jaraguari, no trecho norte, contam com as maiores duplicações: 39 km e 24 km, respectivamente. Já no trecho sul, a maior extensão já duplicada está em Caarapó: 21 km.
O desafio principal no início da concessão, segundo relatório de 2017 divulgado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), era duplicar mais de 800 quilômetros da BR-163 em cinco anos.
A BR-163 tem 845,4 quilômetros de extensão e cruza todo o Mato Grosso do Sul, desde a divisa com o Paraná, na cidade de Mundo Novo, até a divisa com Mato Grosso, em Sonora.
A rodovia passa por 21 municípios, entre eles Campo Grande, e serve a mais de 1,6 milhão de habitantes. Seu papel é fundamental na logística de transporte da agroindústria, do comércio e do turismo.
Em comunicado enviado ao MS em Dia, a concessionária afirmou que se mantém à disposição dos órgãos competentes para discussões relacionadas ao futuro da concessão, “reafirmando sempre o seu compromisso com o desenvolvimento da infraestrutura nas regiões onde atua”.
-
Presidente da Fiems recebe diretor do banco Safra Joaquim Levy
Presidente da Fiems recebe diretor do banco Safra Joaquim Levy
-
Lei prevê sala exclusiva no SUS para mulher vítima de violência
Lei prevê sala exclusiva no SUS para mulher vítima de violência
-
Após série de fiascos, PT deve apostar em Zeca para alavancar Camila Jara
A última vez que o PT incomodou um adversário na disputa pela Prefeitura foi em 1996
-
Campo Grande lidera índice de Capital Humano entre os municípios do Centro-Oeste
Campo Grande lidera índice de Capital Humano entre os municípios do Centro-Oeste
PARCEIROS
- Segunda-feira, 24 de Junho de 2024
- Câmara de CG Vereadores analisam um Veto e três Projetos na sessão de terça-feira Com foto Com vídeo
- Assembleia Legislativa Debate sobre acesso a medicamentos de alto custo acontece nesta segunda Com foto Com vídeo
- Eleições Puccinelli encerrou a semana com mistério sobre candidatura Com foto Com vídeo
- Política Após série de fiascos, PT deve apostar em Zeca para alavancar Camila Jara Com foto Com vídeo
- Domingo, 23 de Junho de 2024
- Educação Mais 300 instrumentos para bandas marciais são entregues em escolas Com foto Com vídeo
- Geral Presidente da Fiems recebe diretor do banco Safra Joaquim Levy Com foto Com vídeo
- Geral CAE analisa projeto tornando permanentes os benefícios para pequenas empresas Com foto Com vídeo
Tweets by MS_em_dia