Geral | Da redação/Com Assessoria | 26/07/2012 10h04

Bombeiros alertam para aumento de incêndios

Compartilhe:

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul (Cedec) alerta para a baixa umidade relativa do ar entre 25 e 26 de julho. A umidade deve ficar em torno de 30%. Com o tempo seco além das doenças típicas da época outro problema que causa preocupação é o aumento das queimadas urbanas o que agrava mais a situação. “Esse tempo seco é propício a incêndios. A população deve ficar em alerta”, orienta o coordenador do Centro de Proteção Ambiental dos bombeiros de Mato Grosso do Sul, tenente-coronel Francimar Vieira.

Neste ano o Corpo de Bombeiros, somente em Campo Grande, atendeu mais de 200 ocorrências de incêndio, sendo que só na primeira semana de julho foram registrados 36, quase o equivalente ao mês inteiro de junho, que teve 42 atendimentos relacionados a incêndio. E, segundo o coordenador, o número deve aumentar ainda mais. “Esse é o período mais crítico do ano, de junho a setembro. Devido ao tempo seco, há aumento de queimadas e, por isso, o cuidado deve ser redobrado, na maioria dos casos o incêndio é causado por limpeza de terreno”, comenta Francimar Vieira.

O militar ressalta a importância de ter cuidados até com hábitos corriqueiros. “O tempo está muito seco, qualquer faísca já é o suficiente para causar um incêndio fora de controle. Então se deve ter muito cuidado até com as bitucas de cigarro que se joga na rua. Já para os produtores rurais a dica é estar sempre atento à propriedade e fazer vistorias nos campos constantemente”, orienta o coordenador.

Quem for flagrado ateando fogo poderá receber uma multa que varia de R$ 1,3 mil a R$ 5,2 mil reais. Além do valor financeiro, a saúde fica em risco. “A pessoa, antes de atear fogo em um terreno baldio, deve se conscientizar que além da multa altíssima tem que levar em conta os malefícios que a queimada traz à saúde e, uma atitude tão simples, pode trazer conseqüência irreversível”, explica o coronel.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS