Geral | Da Redação/Com Notícias MS | 14/06/2012 09h47

Campanha em parceria com rede de supermercados marca o Dia Mundial do Doador de Sangue

Compartilhe:

Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado nesta quinta-feira (14), o Centro Hematologia Hemoterapia de Mato Grosso do Sul, em parceria com uma rede de supermercados da Capital, realiza uma campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea. O tema este ano é "Mais Sangue, Mais Vida" e reforça a necessidade de que mais pessoas realizem doações de sangue de forma regular.

Nesta quinta-feira os funcionários da rede doarão sangue e farão panfletagens na região da loja e durante todo o dia um carro do Centro vai levar os funcionários para doarem sangue. No Hemosul será oferecido um café da manhã especial a todos os doadores de sangue. 

Simultaneamente, vai acontecer em outra loja da rede uma campanha de cadastramento de doadores de medula óssea. A unidade móvel do Hemosul estará fixada no estacionamento do supermercado e todos os clientes e funcionários são convidados a participar do cadastramento. Esta campanha já se tornou tradicional e acontece há três anos no local.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 67 anos de idade, pesar 50 kg, estar bem alimentado, trazer um documento oficial com foto, não beber socialmente nas últimas 12 horas e se exceder, esperar 48 horas. Se for tomar a vacina da gripe é importante fazer a doação de sangue primeiro e vacinar depois, caso contrário, ficará inapto por quatro semanas após a vacina para poder doar sangue novamente. O Hemosul está localizado na avenida Fernando Correa da Costa, 1304, Centro, esquina com Padre João Crippa e para mais informações, o interessado pode entrar em contato pelo telefone 3312-1517.

A Hemorrede de Mato Grosso do Sul é a primeira rede de sangue estadual 100% pública do Brasil. Esta conquista aconteceu quando em setembro de 2011 o Banco de Sangue da Santa Casa foi incorporado à rede. A Rede conta com quatro unidades na Capital - Hemosul, Banco de Sangue da Santa Casa, Banco de Sangue do Hospital Universitário e do Hospital Regional. No interior conta com unidades de coleta e armazenamento em Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Corumbá e Paranaíba e unidades de armazenamento e distribuição em Naviraí, Nova Andradina, Aquidauana e Coxim.

Doação de sangue

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, ocorrem aproximadamente 90 milhões de doações de sangue por ano em todo o mundo. Porém, a maior parte é coletada em países denominados ricos. Nos países de baixa renda, as taxas de doação de sangue são muito baixas (menos de dez doadores para cada mil habitantes) e é nesses países que se concentram 82% da população mundial.

Além disso, somente 39 países alcançaram números de doações voluntárias de sangue suficientes para cobrir 100 por cento de sua demanda. No Brasil, somente 1,9% da população doa sangue regularmente. De todos os Estados brasileiros, Mato Grosso do Sul encontra-se em situação de certa forma privilegiada, 2,5% da população é doadora fidelizada, efetiva o ato de doar sangue regularmente, enquanto a maioria dos Estados brasileiros tem uma média de 1,8%. Mesmo com esta taxa de adesão, o Estado ainda se encontra abaixo do ideal estabelecido pelo Ministério da Saúde, que é de 3 a 5% da população.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS