Geral | Da Redação/Thaís Lopes Pimenta | 10/05/2012 11h44

Campo-grandenses sofreram para conseguir tirar seu título eleitoral no último dia

Compartilhe:

Ontem (09) foi o último dia para os brasileiros regularizarem sua situação eleitoral. Em Campo Grande o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ficou lotado, com filas imensas para os que queriam tirar 1ª e 2ª vias do título eleitoral.

O tempo na fila dependia muito do horário em que os campo-grandenses chegavam. Para quem esteve no TRE no período da manhã o tempo médio de espera na fila era de 40min, sem contar o tempo na fila dos bancos, para os que precisavam pagar multas pelas eleições passadas.

Já em horário de pico o tempo de espera na fila dobrava.

Dona Cecília, cozinheira, elogiou a organização do local mas reclamou da fila. "Deu uma preguiça de ficar lá. Tem muitas voltas porque todo mundo deixou pra última hora. Minha sorte é que tá tudo muito bem organizado aqui."

Em Mato Grosso do Sul foi registrado um aumento de 75% no movimento já na terça-feira. Em Campo Grande o movimento dobrou em relação à semana passada.

Eleições 2012

O primeiro turno das eleições acontece em 7 de outubro e o segundo, se houver, no dia 28 do mesmo mês, das 8 horas às 17 horas. A justificação é feita no mesmo dia e horário. Às 17 horas, serão recolhidos os títulos dos eleitores que se encontrarem na fila, para os quais serão distribuídas senhas.

Para votar é preciso apresentar o título eleitoral e um documento de identificação com foto. Em caso de perda do título, basta apresentar o documento de identificação. O nome do cidadão deverá constar na pasta de votação, caso contrário não poderá votar, mesmo que exiba o título e o RG.

É importante lembrar que quem não tirou seu título até ontem não está impedido de votar nestas eleições.

Multas para quem não irá votar

A taxa a ser paga na próxima eleição pode variar entre 3% e 10% do valor de 33,02 UFIR, ou seja, de R$ 1, 06 a R$ 3,51. O Juiz Eleitoral, no entanto, poderá aumentar até 10 vezes o valor, quando considerado ineficaz em virtude da situação econômica do infrator. O eleitor que deixar de votar em 3 turnos consecutivos terá seu título cancelado.

Para mais informações sobre as eleições 2012 basta ligar para (67) 3326-9514 (TRE-MS).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS