Geral | Notíciams | 18/12/2011 14h54

Com participação de Carla Stephanine, conferência em Brasília aprova proposta de MS

Compartilhe:

A subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania de Mato Grosso do Sul, Carla Stephanini, esteve em Brasília esta semana para participar da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (CNPM), com o intuito de discutir e elaborar políticas públicas voltadas ao atendimento da mulher brasileira e principalmente das sul-mato-grossenses.

A Conferência Nacional foi um ambiente favorável para consolidar propostas. Dentre elas a defendida por Carla Stephanini. Diante da proposta de implantação Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) com atendimentos 24 horas, incluindo fim de semana e feriados e da proposta de se criar dentro das delegacias já existentes, núcleos para o atendimento da mulher vitima de violência, a subsecretária propôs que as duas opções fossem acatadas.

A proposta foi aprovada por cerca de três mil delegadas de todo o país, dentre elas, 51 de Mato Grosso do Sul, presentes na discussão. Segundo a subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania, que expôs a vivência do Estado de Mato Grosso do Sul em relação as delegacias regionais a aprovação foi de extrema importância. “Nós já trabalhamos desta forma, temos experiência e o Plano Nacional vai nos auxiliar para expandir este serviço a municípios, que ainda não têm uma delegacia especializada. As normas técnicas vão nortear as ações destes núcleos, mais especializado para melhor acolher nossa mulheres”, completou Carla Stephanini.

Para o funcionamento dos núcleos, visando o atendimento especializado à mulher vítima de violência, profissionais serão capacitados e qualificados para atuarem dentro das delegacias já existentes. Outro aspecto considerado importante por Carla foi a participação da presidente Dilma Roussef que reafirmou em seu discurso compromisso com as mulheres brasileiras, se mostrando uma aliada incondicional na construção de um país em que as mulheres sejam cidadãs de primeira classe.

Para a subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania a presença da atual diretora-executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet também foi fator essencial para as conquistas das reuniões e decisões tomadas na conferência. “Ela ressaltou que não há democracia, desenvolvimento e paz sem a participação das mulheres”, lembrou.

Na 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres Carla Stefanini participou da discussão da Roda de Conversa 3, abordando o tema “Orçamento para políticas para as mulheres”. Em Brasília a subsecretária acompanhou  a 2ª Conferência Nacional de Juventude, onde jovens compartilharam a realidade de suas regiões, discutiram Políticas Públicas de Juventude e defenderam suas propostas. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS