Geral | Notícias MS | 12/01/2012 14h39

Dezembro registra maior índice da Delegacia Virtual com quase 2 mil atendimentos

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Os números de atendimentos registrados no mês de dezembro pela Delegacia Virtual de Mato Grosso do Sul (Devir) de acordo com boletim anual divulgado nesta quinta-feira (12), pela Secretaria de Justiça e Segurança Publica (Sejusp), foram os mais altos durante os meses de janeiro a dezembro de 2011. O balanço aponta 1.973 notificações de furto simples, extravio e desaparecimento.          

O levantamento registra uma média diária de 64 atendimentos, sendo 118 notificações de furtos simples, 1.855 de extravio e quatro desaparecimentos. De acordo com o investigador Adilson Costa, supervisor da Delegacia Virtual, o aumento se deve ao intenso movimento da população durante as compras de fim de ano. Além disso, dois fatores contribuíram para ampliação da procura dos atendimentos online realizados pela Devir.          

“Neste período as pessoas ficam mais displicentes e os crimes sazonais aumentam, é quando ocorrem mais incidências de perdas, extravios e furtos de documentos e celulares. Outro fator é a popularidade da ferramenta e dos serviços oferecidos pela Delegacia Virtual, cada dia mais próximo à população”, detalha o investigador.

Balanço         

Em 2011 foram registrados pela Delegacia Virtual 21.511 notificações de furto simples, extravio e desaparecimento. O serviço mais procurado pelo atendimento online foram os boletins de ocorrência de extravio, um total de 20.169 ocorrências, uma média de 1.681 registros mensais, o que representa 94% de todos os casos notificados na Devir. Os casos de furto simples somam 1.308, com média mensal de 109 notificações e 34 desaparecimentos, o que corresponde a três boletins ao mês.          

De acordo com o supervisor da Delegacia Virtual, os extravios mais comuns são: carteira de identidade, carteira de habilitação e de trabalho, documentos de veículos, celulares e cartões. Adilson lembra a população da importância do registro do boletim de ocorrência. “Ao extraviar qualquer documento o cidadão pode fazer a ocorrência em uma das 125 delegacias ou através da Delegacia Virtual, que é mais prático e mais rápido, evitando assim que alguém utilize o documento extraviado indevidamente”, explica o supervisor.         
Levantamentos realizados recentemente apontam entre as ocorrências de 2007 a 2010 que 60% dos registros são furtos simples de celular e 40% de documentos públicos (identidades, carteiras de trabalho e outros). Adilson faz um alerta à população na hora de registrar o boletim na Devir.         

“Os registros devem conter o máximo de informações possíveis sobre o objeto roubado ou extraviado. No caso de celulares é importante informar a marca, modelo e número de série. Já para quem perdeu cartões de banco, é fundamental, na hora do preenchimento do boletim, que o cidadão informe o nome do banco, número da agência bancária e dados do correntista. No caso de talões de cheques, número da folha e número da conta auxiliam na identificação e localização”, explica o supervisor da Delegacia Virtual.          

“Essas informações auxiliam a polícia ao detectar qualquer objeto, para saber se o mesmo é fruto de roubo, extravio ou furto, desta forma podemos devolver o objeto ao proprietário”, completa Adilson.

Atendimento          

A Delegacia Virtual abrange todo Estado e o atendimento é feito 24 horas todos os dias da semana, por dois policiais, que se revezam nos plantões. O número de ocorrências tem aumentado diariamente, em proporção considerável.          

Existem também um ponto de atendimento da Delegacia Virtual localizado na rua Padre João Crippa, 1581. No local estão disponíveis três terminais de autoatendimento, em que as pessoas podem acessar a Delegacia Virtual e realizar o boletim de ocorrência online, se preferirem.

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