Geral | Da Redação/Com Notícias MS | 03/04/2012 09h27

Governador participa de abertura da 74ª Expogrande

Compartilhe:
“Lembro-me do Pedrossian quando estávamos em lados opostos, e é interessante que, ao amadurecer nem tudo é defeito ou qualidade. “Lembro-me do Pedrossian quando estávamos em lados opostos, e é interessante que, ao amadurecer nem tudo é defeito ou qualidade. ", afirmou Puccinelli (Foto: Rachid Wacked)

Uma noite de festa e homenagem marcou a abertura da 74ª Expogrande na Capital. A solenidade aconteceu na noite desta segunda-feira (2) no Tatersal de Eventos Fabio Zahran, no Parque de Exposições Laucídio Coelho. Estiveram presentes personalidades políticas, pecuaristas e representantes do segmento do agronegócio.Um dos destaques da noite foi a homenagem prestada pela Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) ao ex-governador Pedro Pedrossian com o lançamento de um selo postal que será utilizado nas correspondências internas da associação. No total foram confeccionados 2,6 mil selos.

Durante o discurso, o governador André Puccinelli ressaltou a importância da homenagem e relembrou histórias que viveu com Pedrossian. “Lembro-me do Pedrossian quando estávamos em lados opostos, e é interessante que, ao amadurecer nem tudo é defeito ou qualidade. Todos que escreveram a história de Mato Grosso do Sul têm histórias e feitos, mas um dos que mais se destacaram foi você Pedrossian. As obras emblemáticas mostraram o visionário que este homem era. Em público digo que nós o admiramos pelo que fez pelo Estado e espero que todos nós possamos um dia ter os mesmo méritos que ele teve e tem”, disse o governador. “Feliz daquele que pode contar às gerações o quanto os governadores fizeram”.

A mesma opinião é compartilhada pela secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Correa da Costa. “Pedrossian foi um homem desenvolvimentista e de vanguarda, sempre acreditou no agronegócio deste Estado, com um plantel espetacular. Sua contribuição foi de grandes obras para Mato Grosso do Sul”, ressaltou a secretária.

O ex-governador Pedro Pedrossian foi o responsável pela criação de importantes programas de incentivo à produção rural, como o Novilho Precoce, o Terra Viva, Leitão Ouro e Fronteiras do Futuro, além de estabelecer importantes conexões entre regiões produtoras do Estado, com a construção de pontes, rodovias, linhões de energia, entre tantos outros projetos criados e desenvolvidos ao longo de suas gestões frente ao governo e ao Congresso Nacional.

Expectativa da feira

Os organizadores da maior feira agropecuária do Estado prometem movimentar o agronegócio no Estado. Durante os dez dias, a Expogrande vai oferecer negócios, linhas de crédito aos produtores rurais e tecnologia. A expectativa e os números são positivos segundo o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul Francisco Maia, que espera movimentar cerca de R$ 120 milhões. “Unindo as forças, governo, Acrissul e produtores mostraram esforços coletivos para a realização desta feira. A população vai sentir a força, o trabalho e a importância do setor rural para este Estado. São centenas de empresas reunidas, 48 leilões já foram confirmados, mais de 20 mil cabeças de gado a serem comercializadas e mais de 850 animais em pista”, contabilizou Maia.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Eduardo Riedel, a troca de experiências entre os produtores, durante a feira, vai trazer melhorias para o setor produtivo. “Temos mais de 30 feiras agropecuárias em todo o Estado e são nestas ocasiões que os produtores aproveitam para aglutinar e realizar uma troca de negócios, tecnologias e experiências. Vamos mostrar o esforço do produtor rural deste Estado e aproveitar para saber mais sobre exportação de carne e melhoramento genético e outras formas que irão auxiliar na nossa produção”, comenta o presidente da Famasul.

Participaram da solenidade prefeitos, senador, deputados estaduais e federais, vereadores, presidentes de sindicatos, entidades do segmento e produtores rurais. A feira acontece de 12 a 22 de abril no Parque de Exposições Laucídio Coelho, com entrada franca para o público.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS