Geral | Da redação/Com Correio do Estado | 18/03/2012 12h02

Luz muda realidade de pequenos produtores

Compartilhe:

Eles saíram da escuridão dos acampamentos à beira de estradas e hoje vivem à luz da sua própria casa, numa terra que gera trabalho e renda. Essa é a história que resume a trajetória da família do trabalhador rural do distrito de Anhanduí, Anestor Pereira da Silva, de 27 anos. Ele, como muitos assentados que conquistaram seu pedaço de terra, foi beneficiado pelo Programa Luz para Todos, que, desde 2003, já garantiu energia a quase 200 mil propriedades em Mato Grosso do Sul.

Apesar da energia elétrica ter sido disseminada em meados do século XVIII, Silva até 2009, não convivia com essa realidade. “Vivíamos com a luz de velas, apenas. Nossos alimentos estragavam porque não tínhamos geladeira – foi uma época muito difícil mas, graças à Deus passou”, desabafa Silva.

Com a energia elétrica, ele conseguiu começar um, ainda tímido negócio, de produção de leite. A eletricidade não serviu apenas para atender às necessidades do lar, mas também para bombear a água e cercar o pequeno rebanho de vacas leiteiras, cuja produção ainda é vendida no Distrito de Anhanduí, para produtores de queijo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS