Geral | Da Redação/Com Assessoria | 01/08/2012 09h11

OMEP promove ações na Semana Mundial do Aleitamento Materno

Compartilhe:

Promover a construção de um elo entre mãe e bebê, além de estimular o contato, essencial nos primeiros meses de vida, são alguns dos benefícios da amamentação, fundamentais para que a criança cresça saudável. Os fatores positivos para o ato de amamentar não são favoráveis somente à criança, já que a saúde da mamãe também fica protegida, com a redução das chances de câncer de mama e ovários, entre outros.

Com o objetivo de promover a amamentação, a Semana Mundial acontece em 120 países, com ações oficialmente realizadas entre os dias 1o e 7 de agosto. Os temas trabalhados anualmente são definidos pela Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação, WABA, e adaptados para cada país.

Coordenado pelo Ministério da Saúde, no Brasil, a Semana Mundial de Aleitamento Materno acontece desde 1999, contando com o apoio de diversos Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs, como a Organização Mundial para Educação Pré-Escolar - OMEP, que, em Mato Grosso do Sul, conta com agenda especial de ações para este ano.

Nos dias 2 e 3 de agosto, a OMEP/BR/MS realiza um ciclo de palestras, que visam salientar a importância do aleitamento materno, exclusivo para a mãe e o bebê, com os temas: “Lactação e Alimentação” e “Higiene Bucal após a Amamentação”. Além das apresentações, as participantes ainda contarão com vídeos explicativos e orientações sobre a importância da amamentação.

A iniciativa, em apoio à Semana Mundial, é desenvolvida pela OMEP/BR/MS, com o Projeto Espaço da Gestante, em parceria com enfermeiros da Unidade Básica de Saúde do Bairro Tiradentes e estagiárias do curso de Serviço Social.

Espaço da Gestante

O projeto conta com reuniões quinzenais e oferece orientações às mulheres em fase de gestação, entre o primeiro e nono mês, além do acompanhamento nutricional e entrega de kits, que servem de suplemento à alimentação das gestantes.

Além dos kits nutricionais, as mães são contempladas, também, com um kit enxoval, que reúne itens para atender as necessidades básicas do recém-nascido, ainda no primeiro mês de vida, como: fraldas descartáveis, toalhas de banho, materiais de higiene, banheira, roupas, sapatos, entre outros.

A entrega dos kits é continuidade ao atendimento direcionado às mães, atendidas pelo Projeto logo após o nascimento do filho. Dentre os requisitos para receber o enxoval, elas devem estar em dia com a carteirinha do acompanhamento pré-natal e participar de todas as reuniões do projeto.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS