Geral | Da Redação/Com Assessoria | 03/08/2012 11h13

OMEP realiza ações em homenagem ao aleitamento materno

Compartilhe:

Momento em que as dúvidas e os medos preocupam as mulheres, a gestação transforma a vida e o corpo da gestante. Neste período, a maioria desenvolve capacidades que nem mesmo imaginou ter, como o dom de ser mãe, de cuidar e amamentar outro ser.

Uma gestação tranquila, em que há todos os cuidados, seja com a saúde da mãe ou com a do bebê, será fundamental para que a criança cresça forte e saudável. Em meio aos fatores cruciais para esse desenvolvimento pleno, está a amamentação, que, por sua importância, é lembrada anualmente, entre os dias 1º e 7 de agosto, em todo o mundo, com o objetivo de estimular as mães à amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida do bebê.

Em apoio à Semana Mundial da Amamentação, a OMEP/BR/MS promove em Campo Grande um ciclo de palestras, com o objetivo de orientar às gestantes e às mamães sobre a qualidade e produção do leite, a forma correta de amamentar e, até mesmo, sobre a doação do leite materno. 

Segundo a enfermeira Jovana Milane, da Unidade Básica de Saúde do Bairro Tiradentes, durante a palestra “Lactação e Alimentação”, não existe leite forte ou fraco. “Toda mulher produz o leite com todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança. Às vezes, ficam inseguras em relação à cor, por exemplo, mas ela também é influenciada pela alimentação da mãe e, ainda, é diferente no início e fim da mamada”, reforça.

Entre as participantes das palestras, a maioria já integra o Projeto Espaço da Gestante, desenvolvido pela OMEP/BR/MS, e recebe acompanhamento quinzenal, com orientações sobre alimentação, cuidados com o bebê e apoio na montagem do enxoval. Na ocasião, foram esclarecidas dúvidas, também, sobre a saúde bucal do bebê e os cuidados necessários na primeira fase da vida da criança.

Durante a palestra, que abordou o tema “Higiene Bucal após a Amamentação”, a dentista responsável pela Clínica Odontológica da OMEP, Dra. Adriana Helam Correa, orientou sobre a necessidade de realizar a limpeza na boca do bebê após todas as mamadas.

“A limpeza com a gaze umidificada em água filtrada, ou fervida, é fundamental nos primeiros meses. Após o nascimento do primeiro dente, existem escovinhas especiais e, em cada fase da vida, há uma específica. O cuidado com a saúde bucal deve ser constante desde o nascimento do bebê, para evitar problemas futuros”, lembra a dentista.

Espaço da Gestante

O projeto conta com reuniões quinzenais e oferece orientações às mulheres em fase de gestação, entre o primeiro e nono mês, além do acompanhamento nutricional e da entrega de kits, que servem de suplemento à alimentação das gestantes.

Além dos kits nutricionais, as mães são contempladas, também, com um kit enxoval, que reúne itens para atender as necessidades básicas do recém-nascido, ainda no primeiro mês de vida, como: fraldas descartáveis, toalhas de banho, materiais de higiene, banheira, roupas, sapatos, entre outros.

A entrega dos kits dá continuidade ao atendimento direcionado às mães atendidas pelo Projeto, logo após o nascimento do filho. Entre os requisitos para receber o enxoval, elas devem estar em dia com a carteirinha de acompanhamento pré-natal e participar de todas as reuniões do projeto.

Serviço

Na tarde desta sexta-feira, acontece um novo ciclo de palestras, com início às 14h30. A ação acontece na sede da OMEP/BR/MS, localizada na rua Barão de Ubá, nº 556 – bairro Tiradentes, em Campo Grande. Informações no site www.omepms.org.br.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS