Geral | O Pantaneiro | 09/01/2012 11h11

PMA registra diminuição de prisões na Operação Piracema

Compartilhe:

A PMA (Polícia Militar Ambiental) divulgou na sexta-feira (06) os resultados do segundo mês da Piracema 2011/2012. Até o momento, foram apreendidos 322 quilos de pescado, 16 pessoas presas e quatro pessoas que fugiram no momento da fiscalização, mas foram identificadas, autuadas e estão respondendo pelo crime ambiental. 

Segundo as informações da PMA, os resultados obtidos até agora na “Operação Piracema” demonstram que a estratégia adotada pela corporação nos últimos anos, de destinar a fiscalização aos pontos críticos, que são as cachoeiras e corredeiras, continua com resultados satisfatórios. As multas aplicadas durante os dois meses chegaram a R$ 22.820,00 contra os autuados. 

O mês de dezembro é tranquilo com relação à pesca, de acordo com a PMA. No início da piracema, as pessoas vão pescar, mas, a partir da prisão de vários pescadores, há uma tendência de redução de prisões e apreensões. No mês de dezembro, houve prisão de apenas dois pescadores 

A quantidade de petrechos de pesca, barcos e motores de popa apreendidos está dentro do que se apreendeu em piracemas anteriores. Em relação aos números de redes de pesca apreendidas, houve um aumento no início da operação, mas os números foram normalizados no mês de dezembro. As apreensões dos petrechos proibidos ocorreram, principalmente, nos lagos das Usinas Hidrelétricas do Rio Paraná.  

Os crimes contra a flora foram destaques durante o mês de dezembro. Diversas autuações foram feitas por desmatamento, incêndio, exploração e transporte de madeira ilegal. A PMA continuará intensificando a fiscalização para prevenir a pesca predatória e monitorando os cardumes, como também trabalhando em todos os postos avançados fixos nas cachoeiras e corredeiras. 
Os policiais militares ambientais trabalham nos postos montados na Cachoeira do Rio Apa (Porto Murtinho), Cachoeira Branca (Água Clara), Cachoeira do Sossego (Rochedo), Cachoeira Rio Anhanduí (Santa Rita do Pardo), Cachoeira do Serrano (Aquidauana), Cachoeira das Palmeiras (Coxim), Barra do Rio Aquidauana (Miranda), Cachoeira do Campo (Coxim), Parque Estadual Várzeas do Ivinhema (Jateí) e Cachoeira do Salto Pirapó (Amambai). Esses locais são considerados fundamentais na Operação, porque os cardumes se concentram para aguardar uma vazão que lhes permita continuar a subida.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS