Geral | Da Redação/Com Assessoria | 22/08/2012 10h13

Psicólogos comemoram 50 anos da profissão no dia 27

Compartilhe:

O dia 27 de agosto será ainda mais especial em 2012 para milhares de psicólogas e psicólogos brasileiros. É que nesse ano, a profissão completa 50 anos de regulamentação, e se apresenta como o resultado de uma vasta luta para substituir conceitos elitizantes e autoritários – decorrentes do Regime Militar - por novas percepções de uma sociedade mais democrática, mais justa, mais igualitária, nas quais a subjetividade humana é pensada na ótica do bem comum. 

A profissão foi regulamentada pela lei n° 4.119 de 27/08/62, em meio a um cenário político bastante conturbado e marcado por intensas disputas. Esses talvez tenham sido fatores que colaboraram para que a Psicologia se recriasse, enquanto ciência e profissão, em uma época em que o pensamento crítico era crucial para esse processo.

Nesse contexto, esse profissional tem se feito presente em praticamente todas as áreas de atuação, ultrapassando os limites dos consultórios e clínicas e derrubando de vez o mito de que a Psicologia é restrita apenas às classes mais altas.  Está presente nas áreas da saúde, social, escolar, jurídica, organizacional, do esporte, do trânsito, dentre outras, reforçando a premissa de que, na sua vida, de um modo ou de outro, você algum dia fará uso dos serviços psicológicos.

É com base nessas conquistas que o Conselho Regional de Psicologia 14ª Região MS (CRP14) e o Sistema Conselhos de Psicologia, preparam para o mês de agosto uma grande comemoração dos 50 anos de regulamentação da profissão. A primeira delas, é a chegada da Exposição Itinerante "Psicologia 50 Anos de Profissão no Brasil", no início de agosto. A história da profissão no país poderá ser vista por meio de painéis com fotos e equipamentos eletrônicos, devendo percorrer todas as Instituições de Ensino Superior do Estado que oferecem o curso de Psicologia. 

No dia 14 de agosto, a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul realizará uma sessão solene, a partir das 14h, com a moção de congratulação pela passagem do jubileu da Psicologia. O saguão da Assembleia também receberá a exposição itinerante sobre a história da profissão.

Para o dia 27 de Agosto, está sendo preparado um grande evento no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. As atividades terão início às 14h, com o Colóquio Estadual de Psicologia Escolar e Educacional com a presença da Profª Drª Marilda Facci (UEM) e lançamento dos livros: "Saberes, processos e práticas do Psicólogo Escolar/Educacional"; “Psicologia Social e Políticas Públicas: Contribuições e Controvérsias” e "Qualidade de vida no Trabalho - uma abordagem centrada no olhar dos trabalhadores”. 

À noite, às 19h, acontece a palestra magna "Psicologia e Psicólogos Brasileiros no Limiar do Século XXI: Problemas e Desafios no Exercício da Profissão", ministrada pelo professor doutor Mário César Ferreira (UNB). Na oportunidade serão feitas homenagens a profissionais pioneiros da Psicologia em Mato Grosso do Sul, personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da ciência e da profissão em nosso Estado e profissionais formados nas primeiras turmas dos cursos de Psicologia de cada universidade do Estado. O evento será encerrado com apresentação cultural da música sul-mato-grossense.

Mostra Nacional

Mesmo após o dia 27 de Agosto, as atividades especiais em comemoração aos 50 anos da Psicologia no Brasil continuarão sendo realizadas por todo o país. A atividade principal do calendário nacional das comemorações será a 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, um evento que acontecerá entre os dias 20 à 22 de setembro no Parque Anhembi, em São Paulo (SP), um espaço de intercâmbio sobre as práticas que estão sendo construídas e validadas todos os dias por psicólogos e psicólogas do país.
 

O CRP14 levará para 2ª Mostra Nacional os seguintes parceiros: Central de Comercialização Economia Solidária, que apresentará artesanatos fabricados pelos índios, a associação "Amor Peixe" (Associação de Mulheres Organizadas Reciclando Peixe), com artefatos produzidos em couro de tilápia no município de Corumbá, e a Companhia Teatro Imaginário Maracangalha, que apresentará o espetáculo "Tekoha - Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno", sobre o líder guarani Marçal de Souza e o cantor Jerry Espíndola.

Outro grande momento será a entrega do prêmio Paulo Freire de Psicologia, homenagem concedida a personalidades brasileiras que contribuíram para o aprofundamento da democracia e o combate à desigualdade social no Brasil. Os Sul-Mato-Grossensses homenageados serão: o poeta Manoel de Barros e a professora indígena Valdelice Veron. 


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS