Geral | Da Redação/Com Assessoria | 14/06/2012 09h13

Rio+20: desenvolvimento sustentável em debate

Compartilhe:

Começou ontem (13) a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Até o dia 22, o evento vai reunir, no Rio de Janeiro, representantes dos 193 Estados membros da ONU e de diversos setores da sociedade civil de vários países em debates que ajudarão a definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. Os participantes vão avaliar o progresso e as lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e incluir novos tópicos no debate. A conferência que marca os 20 anos da Rio-92 terá dois temas principais: "A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza" e "A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável".

Florestas na Rio+20 I

A valorização do carbono florestal será tema da apresentação de Marcelo Castelli, presidente da Fibria, no painel latino-americano do Rio+20 Business Day, evento organizado no dia 19/6, no Rio de Janeiro, pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), pela International Chamber of Commerce (ICC) e pelo Pacto Global das Nações Unidas. A plataforma reunirá representantes de empresas, governos e ONGs em debates que vão gerar contribuições para a conferência das Nações Unidas. Castelli abordará também o fortalecimento da economia baseada em florestas plantadas e a importância do sequestro de carbono para a preservação do meio ambiente. Na abertura do evento, o presidente do Conselho de Administração da Fibria, José Luciano Penido, falará sobre a atuação das indústrias na promoção da sustentabilidade.

Florestas na Rio+20 II

José Luciano Penido, presidente do Conselho de Administração da empresa, falará sobre a experiência da Fibria, em 16/6, no talk show Mecanismos de Valorização da Biodiversidade: propostas e desafios, promovido pelo Santander dentro do Fórum de Sustentabilidade Corporativa da Rio+20, evento do Pacto Global das Nações Unidas. Penido será também um dos palestrantes no seminário internacional "Forests: the Heart of a Green Economy" (do inglês, "Florestas: o coração da economia verde"), em 18/6. Parceria entre a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o International Council of Forest and Paper Associations (ICFPA) e a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), o evento contribuirá para os debates da Conferência Rio+20. O executivo participará ainda, em 21/6, do fórum "Exemplos do Setor Empresarial Brasileiro a Caminho de uma Economia Verde", evento do Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê), em parceria com a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), que debaterá economia verde e práticas empresariais sustentáveis.

Florestas na Rio+20 III

Com os eventos "Forests: the Heart of a Green Economy" e Rio+20 Business Day, o setor brasileiro de celulose e papel coloca as florestas plantadas no centro dos debates para a construção de uma economia verde. O setor está propondo a inclusão de dois temas nas discussões da conferência da ONU: valorização de créditos de carbono florestal e biotecnologia arbórea. Além de reciclar o CO2 já existente na atmosfera e liberar oxigênio, as florestas plantadas contribuem para gerar estoques sustentáveis de carbono na superfície terrestre. Já a biotecnologia em plantações florestais pode trazer benefícios econômicos, ambientais e sociais. A proposta do setor é que os participantes da conferência conheçam os avanços científicos na área e avaliem os riscos e oportunidades no contexto das propostas para o desenvolvimento sustentável.

Bracelpa e Rio+20 na mídia

A presidente executiva da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), Elizabeth de Carvalhaes, falou sobre propostas e expectativas do setor de celulose e papel para a Conferência Rio+20, em entrevista ao programa Painel Rio+20, do Canal Rural. Assista à entrevista completa aqui.

Você sabia...

...que a Rio+20 será composta de três momentos distintos? Do dia 13 até o dia 15, a III Reunião do Comitê Preparatório vai contar com representantes governamentais de vários países para negociações dos documentos que serão adotados na conferência. Entre 16 e 19/6, representantes da sociedade civil participarão dos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável. Esses encontros vão gerar propostas a ser encaminhadas aos chefes de Estado e de governo, que estarão reunidos na terceira etapa da Rio+20, o Segmento de Alto Nível da Conferência, de 20 a 22/6. Saiba mais sobre o evento em www.rio20.gov.br.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS