Geral | Da redação/Com Notícias MS | 04/02/2012 13h12

Software da previdência deve ajudar governo no gerenciamento de informação de servidores

Compartilhe:
“Isso deverá auxiliar os responsáveis de cada setor, dentro de cada um dos poderes na execução de suas tarefas para abastecimento do Siprev” “Isso deverá auxiliar os responsáveis de cada setor, dentro de cada um dos poderes na execução de suas tarefas para abastecimento do Siprev” (Foto: Rachid Waqued)

Servidores do estado de Mato Grosso do Sul podem esperar mais agilidade e segurança no lançamento e busca de dados no sistema previdenciário estadual. Representantes e técnicos do Ministério da Previdência Social e do governo de Mato Grosso do Sul estiveram reunidos na tarde de sexta-feira com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para discutir e analisar a implantação do Sistema Previdenciário de Gestão para Regimes Próprios de Previdência Social (Siprev).

Trata-se de uma solução tecnológica que visa acabar com papéis e agilizar o conhecimento e acesso dos servidores em seu histórico previdenciário, com mais precisão de informações.

De acordo com o secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim, o sistema desenvolvido pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), permite coletar e validar informações sobre os servidores estaduais, além de gerar um arquivo com dados de cada servidor e seus dependentes, garantindo economia ao Estado.

“Desta forma poderemos confrontar dados com o cadastro nacional, facilitando o conhecimento da aposentadoria. Queremos formalizar a nossa cooperação na implantação deste sistema em Mato Grosso do Sul e esclarecer dúvidas antes de utilizá-lo”, explicou o secretário.

Uma das formalidades para se utilizar o software é a realização de um censo previdenciário, que já foi realizado pelos setores responsáveis dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário envolvidos na implantação do Siprev em Mato Grosso do Sul. 

Os técnicos de cada segmento irão analisar e conhecer o sistema nos próximos dias. Uma reunião para esclarecer dúvidas no preenchimento do Siprev e no abastecimento dos dados dos servidores do Estado, já foi agendada. Nos dias 8 e 9 de março, no Tribunal de Contas, acontece uma discussão técnica com os representantes de todos os poderes para nivelar o conhecimento e esclarecer possíveis duvidas em relação ao sistema.

Para a secretária de Estado de Administração, Thie Higuchi a utilização do sistema trará benefícios a Mato Grosso do Sul. “Além de nos livrarmos dos papéis, poderemos gerir melhor nosso banco de dados. O nosso principal objetivo é trabalhar para conseguir a participação das equipes que estão à frente deste projeto, agilizando o processo previdenciário e envolvendo todos os poderes”, esclareceu a secretária.

Thie disse que um decreto conceitual nomeando comissões de trabalho e solicitando o envio de informações será colocado em discussão com o governador André Puccinelli. “Isso deverá auxiliar os responsáveis de cada setor, dentro de cada um dos poderes na execução de suas tarefas para abastecimento do Siprev”, comentou a secretária. 

O diretor-presidente da Ageprev, Moacyr Roberto Salles ressaltou a importância do Siprev para Mato Grosso do Sul.  “O sistema que possuimos atualmente está em amadurecimento. Ao adotarmos este novo sistema poderemos saber o histórico funcional e documental de cada servidor. Vamos poder prever os gastos com previdência para tempos futuros, como daqui 10 anos, por exemplo. É planejar, e dentro de um planejamento vamos construir nossas ações”, explicou Moacyr.

Sistema

O Siprev é um software livre que permite armazenar,  em um único banco de dados, as informações cadastrais (informações básicas da pessoa, seja servidor ativo, inativo, pensionista ou dependente); as informações previdenciárias (vínculos funcionais, tempos de contribuição, aposentadorias adquiridas, histórico funcional, cargos e carreiras), e as informações financeiras do contribuinte (valor de contribuições previdenciárias e benefícios recebidos), bem como permite a concessão e manutenção de benefícios (habilitar, simular, reabrir/revisar todos os tipos de benefício) e a verificação dos registros de dados essenciais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS