Geral | Da Redação/Com Notícias MS | 07/03/2012 09h16

Software da Sejusp vai mapear crimes e auxiliar no policiamento preventivo e investigativo

Compartilhe:
Software desenvolvido junto ao banco de dados do Sistema Integrado de Gerenciamento de Gestão Operacional (Sigo). Software desenvolvido junto ao banco de dados do Sistema Integrado de Gerenciamento de Gestão Operacional (Sigo). (Foto: Edemir Rodrigues)

A Segurança pública de Mato Grosso do Sul ganha mais uma ferramenta de trabalho que vai auxiliar no mapeamento da criminalidade da Capital e de outros 11 municípios polos. Sedes das delegacias regionais e ainda batalhões da Polícia Militar terão acesso em tempo real ao programa de georreferenciamento. Este software desenvolvido junto ao banco de dados do Sistema Integrado de Gerenciamento de Gestão Operacional (Sigo) faz o monitoramento digitalizado a partir de ocorrências e denúncias e já está disponibilizado nas unidades.

“Este software está operando desde o ano passado e faz parte do Plano MS Forte de Segurança, instituído pela Sejusp [Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública]. É um programa de redução da criminalidade fundamental para o policiamento preventivo e investigativo”, informou o coordenador de Fiscalização e Controle da Superintendência de Inteligência da Sejusp, investigador Francisco Duarte de Almeida.

Conforme Francisco Duarte, com o georreferenciamento que utiliza a cartografia digitalizada do município será possível o acompanhamento de todos os dados onde está ocorrendo uma análise criminal de uma determinada região. “Há um monitoramento em tempo real das ocorrências, indicando o local, o horário das principais incidências de crimes e inclusive mapeia as atividades com a migração de um local para o outro com a precisão de quase 100%”, explicou.

Para o policiamento investigativo, o coordenador explica ainda que a utilização do software é fundamental já que são fornecidas informações como, por exemplo, se a ocorrência é roubo ou furto, se aconteceu numa residência ou no comércio, ou seja, as principais características do crime em determinada região. “Teremos mais qualidade no serviço, então para a investigação vai trazer informações essenciais para que o inquérito possa ser concluído com precisão”, justificou.

A expectativa é fazer com que os policiais possam utilizar a inteligência artificial para suas atividades, na prevenção ou na repressão dos crimes. A Sejusp já está realizando as capacitações para o uso do georeferenciamento. Hoje (6) cerca de 20 policiais civis e militares de Campo Grande e Coxim realizaram o treinamento.

Conforme o tenente-coronel da Polícia Militar, Ezequiel Martins dos Santos (foto), o trabalho que já vem sendo feito há mais de um ano agora vai efetivamente ser colocado à disposição de todos os batalhões e delegacias. “O tempo de reação da polícia será menor porque vamos trabalhar com a localização geográfica específica de um determinado tipo de ocorrência e a ação. A polícia vai dar resposta mais rápida à sociedade”, afirmou.

Para o investigador de Polícia Civil Éder Luis Flores, será a oportunidade de fazer um levantamento preciso numa determinada área com informações essenciais para a investigação de um crime. “Teremos uma precisão maior sobre as características de cada área, saber, principalmente, no que se refere aos crimes de homicídios, se foi utilizado arma branca ou de fogo, o modus operandi, entre outros levantamentos”, comentou.

A nova ferramenta de trabalho foi anunciada pelo secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini, durante reunião de avaliação do Plano MS Segurança, no mês de fevereiro. O secretário explicou na oportunidade que inicialmente a Sejusp fornecia um relatório aos municípios, mas não de forma online. “Esta fase representa um grande avanço e a partir de agora, os comandantes da PM e dos delegados da PC poderão acessar de imediato os dados, e monitorá-los diariamente, possibilitando o planejamento de ações preventivas e repressivas”, disse durante a reunião.

Capacitação

Na capacitação desta terça-feira participaram integrantes dos distritos, delegacias especializadas e dos 1º, 9º e 10º Batalhões da Polícia Militar da Capital. O treinamento também será estendido aos municípios polos. De acordo com a programação, amanhã (7) o encontro será em Dourados e reunirá também policiais das cidades de Ponta Porã, Naviraí, Fátima do Sul e Nova Andradina.

Já na quinta-feira (8) a capacitação será em Três Lagoas com a participação de policiais de Paranaíba. Na sexta-feira (9) a Sejusp realiza treinamento em Aquidauana com a presença de integrantes de Jardim e Corumbá.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS