Tempo | Da Redação/Thaís Lopes Pimenta | 03/07/2012 11h44

Umidade relativa do ar fica abaixo de 30% em quase todo Mato Grosso do Sul

Compartilhe:

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) emitiu um alerta sobre a queda da umidade relativa do ar em Mato Grosso do Sul. Entre esta terça-feira (3) e amanhã (4) as condições meteorológicas são favoráveis a ocorrência de umidade abaixo dos 30% no centro, norte e noroeste do estado.

A Cedec desaconselha atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17 horas – sendo que o período que vai até às 16h é o mais crítico, porque a umidade do ar fica ainda mais baixa. Outra orientação é para que as pessoas ingiram bastante líquido para evitar a desidratação.

Incêndios

O tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais. Por conta disso, a defesa civil recomenda a população a não fazer fogueiras, principalmente nas proximidades de matas e florestas. Aos motoristas que trafegam por regiões sujeitas a incêndios, a orientação é de atenção redobrada devido a visibilidade reduzida pela fumaça, e que evitem jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.

O alerta se baseia em dados do Centro de Análise e Previsão do Tempo (Capre), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em caso de incêndio disque 193.

Problemas de saúde

Quando a umidade relativa do ar fica baixa é comum o aparecimento de alergias e complicações respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, o sangramento do nariz, o ressecamento da pele e a irritação dos olhos.

Por isso é recomendável evitar exercícios físicos ao ar livre das 11h até as 15h, umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas e beber muita água.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS