Educação | Da redação/com Assessoria | 28/11/2013 11h04

Governo contempla alunos da Rede Estadual de Ensino com tablets do projeto Negro Nota ‘10’

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - A Coordenadora Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Cppir/MS), Raimunda Luzia de Brito representou o governo, ontem (27), à noite, na entrega de seis tablets para alunos da Rede Estadual de Ensino que participaram da III edição do Prêmio Negro Nota ‘10’ 2013, da ONG Projetars Brasil. O evento ocorreu na sede da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), na Capital.

Os seis tablets foram doados aos estudantes pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED), em comemoração ao Mês da Consciência Negra (celebrado dia 20 de novembro).

Uma iniciativa da ONG Projetarts Brasil, com o apoio do governo estadual, por meio da Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania e da Coordenadoria Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Cppir/MS), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.

A premiação foi entregue aos melhores alunos da Rede Estadual de Ensino dos municípios de Campo Grande e Jaraguari que apresentaram melhor desempenho escolar, através de um concurso de Redação, com temáticas sobre a história geral da África e da história da população negra no Brasil.

Raimunda de Brito, que fez a entrega de um tablet ao estudante Guilherme Shitomi Akiyoshi, de 13 anos, aluno da Escola Estadual “General Malan”, disse que sua meta é desenvolver um trabalho, para o próximo ano, com mais profundidade sobre a temática da lei 10.639/2003. “Com números maiores de alunos e premiações. Tenho certeza de que esses alunos que foram premiados vão longe”, comentou a professora Raimunda ao informar que não foi fácil realizar o evento, porém foi promovido com sucesso.

Ela também lembrou aos alunos para que cobrem de seus professores mais informações sobre a história geral da África e da história da população negra no Brasil. Já o estudante, Guilherme Shitomi disse estar muito feliz com a premiação. “O tema de minha redação foi ‘Histórias, conquistas e contribuições'. Estou satisfeito por ser o terceiro selecionado“, informou o estudante, animado com seu novo tablet.

O diretor-presidente da Projetarts Brasil, Joel Penha, informou que o principal objetivo do projeto é trabalhar a autoestima do aluno, despertando-o para a valorização da cultura negra, com incentivo à educação. “É um projeto direcionado para todos os alunos, independente da cor, mas o nosso foco é trabalhar a autoestima dos estudantes negros, incentivá-los em seus estudos para que possam entrar numa faculdade”, disse Penha.

A parceria entre o governo e a Projetars Brasil, para a realização do evento, foi firmada oficialmente no mês de julho deste ano, por meio da Subsecretaria da Mulher e a Cppir/MS. A meta é premiar alunos negros do ensino fundamental da Rede Estadual. “Esses estudantes terão que ter boas notas, boas frequências em sala de aula e têm que ter um sonho de fazer uma faculdade. A SED tem sido uma parceira principal neste projeto, através das articulações com as escolas e com a doação dos tablets”, comentou Penha.

Concurso de redação

 Joel Penha ainda informou que o evento, em parceria com o governo estadual, teve por objetivo o Concurso de Redação sobre a Cultura Negra, com o tema: “Histórias, Conquistas e Contribuições dos Povos Afro-Brasileiros”, voltado aos alunos do ensino médio e ensino fundamental das escolas públicas estaduais. Segundo ele, o projeto visa incentivar alunos negros pela leitura e produção textual. “Visa também fomentar a valorização da cultura afro-brasileira e o desempenho escolar dos alunos”, afirmou.

Lei 10.639/2003

Com base na lei 10.639/2003, que declara a obrigatoriedade do ensino da história geral da África e da história da população negra no Brasil, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, público e privado, o programa do Projetars Brasil visa fomentar essa lei nas escolas públicas, gerando interesse e motivação para o seu cumprimento, tanto para alunos quanto para a escola.

 O governo estadual contemplou com os seis tablets os alunos das escolas:

Escola Estadual: José Serafim Ribeiro, o aluno: João Vitor Souza Almeida de Oliveira, 9º A - (1º Selecionado) e também a aluna, Jeniffer Narciso de Oliveira, 3º ano B - (2ª Selecionada);

Escola Estadual: General Malan, o aluno: Guilherme Shitomi Akiyoshi, 8º Ano A - (3º Selecionado);

Escola Estadual: Manoel Bonifácio Nunes da Cunha, a aluna: Paloma Fernandes da Silva, 1º C - (3ª Selecionada);

Escola Estadual: José Barbosa Rodrigues, a aluna: Ariadne M. Fomo, 2º ano E - (1º selecionada) e ainda o aluno: Samuel F. Almeida dos Santos, 9º ano A - (2º selecionado).

O evento contou com a presença de representantes da Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania, da Secretaria Estadual de Educação, da Escola Estadual Joaquim Murtinho, além de coordenadores da Rede Estadual de Ensino, professores e pais dos alunos premiados.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS