Educação | Da redação/Com Assessoria | 21/12/2012 13h30

Pronatec do Senar capacita 220 alunos em 2012

Compartilhe:

Alunos da rede pública de ensino dos municípios de Terenos, Jaraguari, Anhanduí, Ponta Porã, Caracol e Maracaju recebem em 2012 cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec no Senar. Ao todo, 220 alunos já foram aprovados, totabilizando 16 turmas. Duas turmas estão em andamento no município de Ponta Porã e, duas em Caracol.

O Pronatec é um programa do Ministério da Educação - MEC e conta com uma rede de ofertantes, sendo o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar/MS um deles. O Programa tem como objetivo capacitar, gratuitamente, estudantes da rede pública de ensino, membros de famílias inscritas ou em processo de inclusão no Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome -MDS. Também é público desse programa, os beneficiários dos programas federais de transferência de renda, jovens em conflito com a lei, agricultores familiares, reincidentes no Seguro Desemprego e comunidades indígenas. Neste ano, foram oferecidos os cursos de Bovinocultura de Corte e, Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas.

No dia 18 de dezembro, às 19h30, na Escola Estadual Nova Itamarati, foram entregues os certificados aos 51 alunos que concluíram o curso Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas, que teve 160 horas de capacitação. E no dia 19 de dezembro, 27 alunos de Maracaju, também receberam certificado do Programa. "Nos encantamos com o meio rural. Eu achava que não existia tanta tecnologia no campo, mas estava enganada. Trabalhar no campo é uma mistura de vivência com conhecimento. Vamos ultrapassar as cercas da cidade e partir pra área rural", relata a estudante Flavieli Vilarba, de 15 anos, junto a seus amigos, Juciano Rocha e Claudinei Santos.

Já a filha de produtores rurais, Iasmim Ximenes, sonha em ser agrônoma. Além de concluir um dos cursos do Pronatec, ainda repassou as informações da capacitação para cerca de 60 funcionários da Fazenda Água Tirada – Maracaju, local onde seus pais trabalham. "Tenho orgulho de viver no campo e quero que todos prosperemos juntos. Informação é para ser compartilhada", afirma a estudante de 16 anos.

Os pais dos alunos também se interessam bastante pela capacitação e ficam orgulhosos quando os filhos crescem no meio rural. A mãe de Alan Dias, dona Alessandra Nunes Dias, conta que após o curso, o filho passou a ter interesse em colocar em práticas os conhecimentos recebidos e vai passar as férias com o pai na lavoura, para exercitar. "Para nós, pais, é algo que não se pode descrever. Ver seus filhos querendo caminhar com as próprias pernas, bem orientados e com vontade de servir no campo", admite Alessandra.

"Hoje esses jovens conquistam conhecimento, amanhã a terra e, futuramente o mercado de trabalho", aponta o diretor secretário da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul - Famasul, Ruy Fachini.

Superação

A vendedora de flores Luciane Teixeira Batista, de 35 anos, que conclui o Ensino Médio em 2012, acordava às 5h e retornava para seu lar às 00h, para fazer o curso do Pronatec no Senar, em Maracaju. De Vista Alegre, mãe de três filhos, ela conta que seu maior sonho é ter uma floricultura e que com o curso, aprendeu a preparar melhor a terra.

"Foram momentos indescritíveis de autosuperação. Tive muito apoio do professores, escrevi relatos de todas as aulas e além de empreendedora, pretendo um dia escrever um livro. E claro, esses momentos irão constar, pois foram muito importantes na minha vida. Agradeço ao Senar e todos que me motivaram", relata Luciane.

"Não há nada mais satisfatório que estar com pessoas que acreditam no nosso trabalho, ver os resultados na alegria dos pais, na dedicação dos jovens e na autosuperação de quem luta pelo meio em que vive. Agradecemos aos presidentes dos sindicatos rurais, diretores de escolas e todos que colaboram com o Senar/MS", agradece Maria do Rosário de Almeida, gestora de Educação Profissional do Senar/MS.

O programa continua em 2013 com previsão de novas turmas. “Uma de nossas metas será ampliar as turmas do Pronatec e saltarmos de 20 para cerca de 100 turmas, com expectativa de capacitar média de 2 mil pessoas - entre estudantes do ensino médio, beneficiários dos programas federais, agricultores familiares e comunidades indígenas”, finaliza o superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS