Educação | Da redação/Com Assessoria | 19/12/2012 18h22

Semadur premia escolas campeãs da gincana ecológica

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As três escolas campeãs da gincana ecológica promovida nos Centros de Educação Ambiental do município receberam nesta manhã (19) os prêmios oferecidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur). Vinte escolas públicas e privadas competiram entre si. A Escola Estadual José Barbosa Rodrigues, no bairro Universitário, foi a campeã da gincana, com a soma de 4.200 pontos; o segundo colocado foi o Colégio Dom Bosco, com a soma de 4.000 pontos e a terceira colocada foi a Escola Municipal Maria Tereza Rodrigues, no Jardim Santa Emília, com 3.915 pontos.

A gincana acontece semestralmente, entre os alunos do 8° e 9° do ensino fundamental e do ensino médio. Durante as disputas são apresentadas atividades e questionamentos sobre meio ambiente. A cada acerto a escola acumula pontos e integra um ranking de pontuação. Ao final do semestre, as três escolas com melhor pontuação são premiadas.

A escola campeã na gincana recebe uma fábrica para a reciclagem de papéis e oficina para capacitação deste processo; a segunda colocada recebe cinco oficinas para a reciclagem, que serão ministradas na própria escola e a terceira colocada recebe uma coletânea de filmes sobre educação ambiental.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo, a gincana é apenas uma das inúmeras atividades promovidas no Centro de Educação Ambiental, cujo objetivo é contribuir para a promoção e apoio ao processo de educação ambiental em Campo Grande. “Os CEA’s oferecem agenda permanente de visitas escolares, além de promover, realizar e sediar atividades e eventos ligados às questões ambientais”, disse.

O diretor da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues, primeira colocada da gincana, Edivaldo Lourenço da Silva, disse que a iniciativa animou aos alunos, que acabaram dando um valor diferente para as questões ambientais. “As atividades no Centro de Educação Ambiental são bastante proveitosas, já que passam para os estudantes a noção real de como funciona a natureza. Quando eles se deram conta de que venceram as demais escolas, ficaram entusiasmados para desenvolverem mais projetos. É uma satisfação participar desse processo da prefeitura”, considera o diretor.

Já a professora da Escola Municipal Maria Tereza Rodrigues, Cássia Mattos, ressalta que os alunos saíram do Centro de Educação Ambiental com uma visão diferente sobre a natureza. “Eles descobriram espécies que, até então, não imaginavam que existia no cerrado. Puderam colocar a mão na massa fazendo o plantio. Sentiram a natureza na pele e isso já deu frutos”, contou a educadora.

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