Educação | Da Redação/Com Assessoria | 18/01/2013 11h14

Simpósio mundial da OMEP oferece novas oportunidades de compartilhar experiências com o mundo

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Todas as crianças têm o direito de viver, brincar, explorar e conhecer o mundo. Para assegurar que a legislação seja cumprida, no entanto, a luta é árdua, lenta e sólida, na qual milhares de pessoas ao redor do mundo sacrificam grande parte do seu tempo em nome de um ideal maior. 

A Organização Mundial para Educação Pré-Escolar reúne a maioria deste contingente, em encontros periódicos que fomentam a batalha. Em 2012, por exemplo, cerca de mil participantes, de 40 países, vieram ao Brasil para 4 dias de debates, palestras, mesas-redondas e oficinas, que aconteceram durante o 28º Simpósio Mundial da OMEP, realizado pela Organização, em Mato Grosso do Sul. Durante esse tempo, os participantes conheceram diversas práticas que deram certo em outros lugares e que podem servir de inspiração para novos projetos. 

A presidente da OMEP/Mundial, Ingrid Pramling Samuelsson, resumiu, em poucas palavras, o sentimento de todos os presentes. “Como é bom ver tanta gente reunida por essa causa. É preciso que todos se mobilizem para influenciar as autoridades e os governantes, para que possamos dar subsídios a fim de que as crianças se tornem agentes de sua própria vida”, ressaltou , chamando a atenção para a necessidade de conscientização sobre a importância da Educação Infantil.

Simpósio Mundial da OMEP 2013: Xangai – China

Neste ano, a proposta do Simpósio Mundial é Reforçar o Desenvolvimento da Educação Infantil: “Oportunidades e Qualidade”. O evento acontecerá entre os dias 11 e 13 de julho, na cidade de Xangai, na China. 

Como no Brasil, a China tem características muito peculiares, dificilmente encontradas em outro lugar. “A Educação Infantil na China é, para nós, uma caixa de surpresas: a quantidade de crianças, a predominância de meninos, a característica marcante de ‘filho único’ [...] e outras questões nos desafiam a conhecer, analisar e por em frente à nossa realidade – além de buscarmos respostas à pergunta: o que é igual e o que é diferente nas crianças, nas infâncias e na Educação Infantil?”, reflete o consultor da OMEP/Brasil, Vital Didonet. 

Os subtemas do Simpósio vão desde “Políticas e sistemas de igualdade para a Educação Infantil” até “Educação para crianças com necessidades especiais”. Além da troca de experiências com colegas oriundos das mais diferentes nacionalidades, a viagem até a China pode proporcionar incontáveis momentos de aprendizagem, reflexão e conhecimento. 

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