Eleições | Da Redação | 20/08/2024 11h31

Líder nas pesquisas, Rose é vítima de ataques dos adversários

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Líder em todas as pesquisas, a candidata do União Brasil à Prefeitura de Campo Grande, Rose Modesto, já começa ser alvo de ataques pesados dos adversários. Vídeos apócrifos que circulam em grupos locais e até mesmo perfis no Instagram com sátiras a sua candidatura, apesar do alcance, não têm conseguido derrubar os índices de aceitação da ex-deputada federal.

Em julho, Rose divulgou vídeo em que afirmava ser vítima de informações falsas compartilhadas em redes sociais, principalmente pelo WhatsApp, por “gente maldosa e sem caráter”. Os temas das “mentiras” vão de votação contra professores, Operação Coffee Break, e até aborto.

“Cada vez que circular uma mentira sobre mim, eu venho aqui contar duas verdades sobre eles. Olho por olho e sem esconder nada”, prometeu, garantindo saber a origem das notícias falsas.

“Tudo fake news, conversa fiada. A gente sabe de onde vem essas mentiras. Um pessoal que não tem limites e faz qualquer coisa pelo poder. Destroem pessoas, famílias, mancham reputações, atropelam até a mãe se for preciso. Tudo pelo dinheiro e pelo poder a qualquer preço”, completou.

A tática de proferir ataques pessoais aos adversários, apesar de ainda muito utilizada, costua ter efeito contrário nas disputas em Campo Grande.

Nas eleições de 2012, por exemplo, Alcides Bernal (PP) foi o alvo da vez. De tanto ser atacado pelos adversários, ganhou visibilidade e acabou eleito sem dificuldades contra Edson Giroto, à época do MDB. Quatro anos mais tarde, Marquinhos Trad também foi vítima de ataques, mas foi eleito também sem dificuldades.

Analistas ouvidos pelo MS em Dia apontam que ataques direcionados a um candidato podem gerar até mesmo empatia entre os eleitores. Além disso, o candidato atacado pode se manter em evidência nas discussões públicas.

Essa visibilidade constante pode resultar em um maior reconhecimento do nome e das propostas, mesmo que a visibilidade seja resultado de críticas. Aumentar o reconhecimento e a exposição pode, muitas vezes, traduzir-se em crescimento nas intenções de voto, já que mais eleitores passam a conhecer e a considerar o candidato.

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