Funtrab acolhe e oferta vagas de emprego para imigrantes e refugiados
Mato Grosso do Sul recebe imigrantes de várias partes do mundo, muitos deles em situação de vulnerabilidade. Para dar assistência a este público, a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) realiza nesta sexta-feira (17) das 8 às 11h e das 13 às 17h, o “Dia D Imigrantes e Refugiados”.
O objetivo do evento é intermediar o máximo de vagas de empregos para proporcionar aos imigrantes e refugiados a colocação no mercado de trabalho. No "Dia D”, os empresários terão exclusividade para seleção e um local disponível para realização de entrevistas. Nesse dia, a Funtrab disponibilizará os servidores da Intermediação de Mão de Obra (IMO), que farão uma força-tarefa junto aos empresários.
O diretor-presidente da Funtrab Marcos Derzi reforça a importância do acolhimento de todos os trabalhadores em Mato Grosso do Sul. “Como agência pública é nosso dever atender todos os trabalhadores do Estado, em especial o acolhimento para refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade”, reforça Derzi.
Um dos fatores que contribuem para a vinda de estrangeiros a Mato Grosso do Sul é a posição geográfica com duas fronteiras secas. Segundo o Comitê Estadual para Refugiados, Migrantes e Apátridas (Cerma/MS) há registros de haitianos, indianos, colombianos, guineenses, palestinos, paraguaios, ugandenses, senegaleses, espanhóis, uruguaios, alemães, peruanos, argentinos, bolivianos, cubanos, africanos, sírios, palestinos, venezuelanos, portugueses, chilenos e panamenhos.
A Funtrab conta com serviço de intermediação de mão de obra para refugiados e imigrantes. Em 2021 foram encaminhados 1.583 trabalhadores ao mercado de trabalho, sendo 1.141 da Venezuela, 183 do Haiti e 167 do Paraguai, entre outros.
O "Dia D" ocorre por meio de parcerias entre a Funtrab e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Ministério Público do Trabalho (MPT), Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Receita Federal, Ministério do Trabalho e Previdência Social, Ordem dos Advogados do Brasil/ MS (OAB/MS), Comitê Estadual para Refugiados Migrantes e Apátridas no Estado de Mato Grosso do Sul (CERMA/MS).
-
Salário dos servidores municipais já está disponível
Salário dos servidores municipais já está disponível
-
Tavares desconversa sobre traições na direita: ‘uma palavra muito forte’
O bolsonarista preferiu colocar panos quentes no verdadeiro racha que aconteceu na direita campo-grandense
-
Refis: Contribuintes podem negociar débitos sem sair de casa
Refis: Contribuintes podem negociar débitos sem sair de casa
-
Novembro Azul: Em tom celeste, ALEMS celebra dez anos da campanha
Novembro Azul: Em tom celeste, ALEMS celebra dez anos da campanha
PARCEIROS
- Quinta-feira, 07 de Novembro de 2024
- Câmara de CG Projeto justifica faltas escolares durante o período menstrual Com foto Com vídeo
- Geral Estudantes de outros estados encontram oportunidades no Programa de Estágio de MS Com foto Com vídeo
- Geral Governo lança certificação para protetores de animais e ONGs de MS Com foto Com vídeo
- Geral Governo de MS apresenta oportunidades de negócios para ambos países Com foto Com vídeo
- Saúde Sesau capacita colaboradores voluntários para o combate ao Aedes Aegypti Com foto Com vídeo
- Campo Grande Ubs da Capital oferecem exame rápido para câncer de boca Com foto Com vídeo
- Campo Grande Prefeitura realiza nova força-tarefa para acelerar regularização de edificações Com foto Com vídeo
Tweets by MS_em_dia