Geral | Da Redação/Com Notícias MS | 24/02/2012 09h35

DOF intensifica fiscalização e registra aumento nas apreensões de pasta base

Compartilhe:

Um levantamento divulgado pelo Departamento de Operações de Fronteiras (DOF) apontou crescimento de 3301% no número de apreensões de pasta base no mês de janeiro. Em 2011, na mesma ocasião,  nas operações de combate ao tráfico, foi apreendido 1,6 kg de pasta base e no mesmo período de 2012, foi registrada a apreensão de 54,422 kg da droga.

As estatísticas mostram ainda que em janeiro de 2011 não houve apreensões de crack no Estado. Resultado que não se repetiu em janeiro de 2012, quando foram apreendidos 10,1 kg da droga: um aumento de 1009% no montante de crack apreendido nas operações realizadas na região de fronteira.

Segundo o DOF, este aumento no número de apreensões de pasta base e crack demonstram a intensificação das ações nas áreas que fazem fronteira com os países vizinhos. "Os números antes se mantinham relativamente baixos e a fiscalização não apreendia grande quantidade de crack e pasta base, como atualmente vem ocorrendo, mas Mato Grosso do Sul é considerado rota para este tipo de droga. Agora que detectamos o aumento destas apreensões, vamos intensificar ainda mais as ações para coibir estes crimes, assim como os outros de tráfico e contrabando”, relata o subdiretor, Hélio Gauto.

Balanço

De acordo com o levantamento do mês de janeiro de 2012 das principais atividades desenvolvidas pelo Departamento de Operações de Fronteira, nas seis operações realizadas, 10.354 pessoas foram abordadas durante as ações, 18 pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas e 32 foram detidas e conduzidas às delegacias por cometerem outros tipos de delitos.

As estatísticas das ações realizadas pelo Departamento de Operações de Fronteira mostram ainda que em janeiro de 2012 foram apreendidos 4,5 kg de haxixe; 835 kg de maconha e 19,3 kg de cocaína, que registrou queda de 46% no número de apreensões, se comparado com o mesmo mês do ano passado, com cerca de 35 kg da droga apreendidos. Dez veículos com drogas foram apreendidos e outros cinco veículos, produto de furto ou roubo, foram recuperados pela equipe do DOF.

Na listagem de produtos apreendidos no primeiro mês deste ano, o destaque é para a apreensão de 63.820 pacotes de cigarros. Foram recolhidos também pelo DOF, no mesmo mês, 14.100 unidades de DVDs; 50 unidades de pneus e três unidades de armas de fogo.

Ações

Conforme o subdiretor do DOF, o número de apreensões deste ano reflete o trabalho desenvolvido pela equipe na região de fronteira com a Bolívia e o Paraguai. “A presença marcante do departamento na fronteira trouxe benefícios. Melhoramos a nossa inteligência com um oficial para comandar as operações, aumentamos o número de agentes atuando nos postos de fiscalização e nas estradas vicinais, e os policiais receberam capacitação”. O subdiretor informou ainda que, no município de Corumbá, o Departamento de Operações de Fronteiras recebeu o reforço de mais uma equipe para atuar no combate ao tráfico e ao contrabando. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS