Geral | Da Redação/Com Notícias MS | 24/05/2012 11h26

Festa da Melancia é incluída no calendário oficial do Estado

Compartilhe:

O governador do Estado divulgou hoje (24), no Diário Oficial, a inclusão no calendário oficial de eventos do Estado de Mato Grosso do Sul a “Festa da Melancia”, realizada, anualmente, no mês de novembro, no Município de Eldorado.

Ainda nesta semana, o governado concedeu pela Lei nº 4.193 ao município de Eldorado o titulo de Capital da Melancia, devido à grande produção da fruta no local.

Eldorado produz cerca de 18 milhões de toneladas da fruta anualmente, que são exportados para seis Estados, sendo Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul, além de países como Paraguai e Argentina. Gera cerca de R$ 7 milhões para economia da cidade. Cerca de 80 % da população depende da venda da fruta. A expectativa para este ano é que haja um aumento na produtividade, que chega a 600 hectares. Isto devido ao uso de produtos orgânicos.

No ano passado, foram plantados quase 500 hectares da fruta, com uma produção de 20 toneladas por hectare.  Este número é equivalente a 1.666 caminhões de 15 toneladas. Com a venda do quilo da melancia, a R$ 0,40, em média, o Produto Interno Bruto (PIB) de Eldorado aumentou em mais de 20% nos meses de outubro, novembro e dezembro.

Festa Melancia

O evento acontece normalmente no segundo fim de semana de novembro, dependendo da colheita. Durante a semana do evento, além da comercialização de doces, compotas, licores, derivados da melancia, são comercializados mais de 10 toneladas da fruta.

Desde 1999, a festa acontece anualmente no mês de novembro, com apoio da prefeitura, comércio local e produtores. Em 2001, Eldorado foi coroado como o maior produtor de melancia do Estado, o que beneficiou sobremaneira a economia do município.

A festa da melancia de Eldorado é organizada pela Associação dos Pequenos Produtores de Avicultura, Suinocultura e Hortifrutigranjeiro de Eldorado (Apel), com apoio da prefeitura local e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão (Agraer).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS