Geral | Da Redação/Com Assessoria | 13/04/2012 10h31

Russo elogia implantação do Aquário do Pantanal m MS e cobra ações de incentivo ao turismo no Brasil

Compartilhe:

O senador Antonio Russo (PR-MS) enfatizou os atrativos turísticos de Mato Grosso do Sul em discurso no Plenário do Senado, nesta segunda-feira (09). O parlamentar subiu a tribuna para criticar a falta de ações efetivas do governo federal para estimular o turismo em todo o Brasil.

Ele destacou o potencial do seu estado, o Mato Grosso do Sul. "Temos o Pantanal e inúmeras alternativas belíssimas, sem contar no turismo cultural, histórico, de negócios e serviços. Hoje, o estado destaca-se como um dos principais destinos de ecoturismo e do turismo de aventura do País".

O senador considerou positivas algumas ações do governador André Puccinelli, como a construção do Aquário do Pantanal, em Campo Grande, que será o maior aquário de água doce do mundo. "Esta obra será emblemática em nossa história e se transformará com o tempo no símbolo de nossas belezas naturais e do nosso compromisso com a preservação do meio ambiente", enfatizou.

Também elogiou a realização da mostra "Mato Grosso do Sul, o turismo nas suas cores e sabores". O evento ocorreu esta semana no Rio de Janeiro para divulgar o potencial turístico do estado.

O senador lamentou, no entanto, que o Brasil recebe menos turistas estrangeiros que países menores e com menos atrativos. "Sem enérgicas medidas adicionais de estímulo, o setor turístico brasileiro não ocupará lugar à altura do potencial que temos. É preciso diagnosticar os problemas de competitividade e encaminhar políticas setoriais capazes de solucioná-los e aproximar, ao menos em parte, o Brasil turístico real do Brasil turístico potencial que queremos alcançar", afirmou.

Russo também defendeu o investimento em infraestrutura, profissionalização e a correção dos fatores que tornam os destinos turísticos internacionais mais atrativos que a maioria dos destinos domésticos, como a apreciação do câmbio. "Só em fevereiro, os brasileiros gastaram 31% a mais no exterior em relação ao mesmo mês do ano passado".

Russo ainda disse que o Brasil não pode perder a oportunidade que a Copa do Mundo e as Olimpíadas trarão para estimular o turismo. Ele informou que o turismo é grande gerador de emprego e renda, ressaltando que o setor representou cerca de 2,8% do PIB mundial e de 3,3% do PIB nacional em 2011.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS