Interior | Portal do MS | 08/10/2017 08h17

No MS cidade quadriplica habitantes por uma semana todo ano

Compartilhe:

Em Mato Grosso do Sul uma cidade de R$ 3,5 mil habitantes praticamente quadriplica sua população durante quatro dias por ano. Uma festa tradicional que conta com recursos destinados por meio de emendas parlamentares faz o comércio girar e ainda arrecada dinheiro extra para ser aplicado na rede municipal de saúde.

As emendas e os convênios têm financiado boa parte das ações que estão fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas no Estado. Após conquistar o 1º lugar do Brasil, o Governo de Mato Grosso do Sul está disseminando a expertise de elaboração de propostas e gerenciamento de convênios nos 79 municípios. A ferramenta traz dinheiro novo e contempla ações que vão desde saúde a festas tradicionais no Estado.

A transformação de ares acontece todos os anos no município de Taquarussu – que fica a cerca de 330 quilômetro da capital do Estado (Campo Grande) – durante a Festa do Peão, quando é comemorada a emancipação política do município. Em 2017 a prefeitura fechou um convênio com o Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte) e conquistou R$ 46,9 mil para serem investidos na festa e com ações referentes ao campeonato de montaria em touros.

Taquarussu foi instituído pela Lei Estadual nº 3708, de 24 de maio de 1976, e era um distrito do município de Batayporã. Em 1977 a região passou a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul. Somente no dia 12 de maio de 1980, por meio da Lei Estadual nº 77, foi elevado oficialmente à categoria município. Atualmente, a população estimada é de 3570 (IBGE 2017). Segundo os moradores, durante os festejos, a cidade chega a quadruplicar o número de habitantes.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS