Polícia | Da redação/com Notícia MS | 02/12/2014 12h08

Novos políciais serão lotados em todos os 78 munícipios do estado

Compartilhe:

Campo Grande (MS) – Teve início nesta segunda-feira (1º), na Academia de Polícia Civil Delegado Júlio César da Fonte Nogueira (Acadepol/MS), em Campo Grande, o curso de formação de mais 150 novos policiais civis, contratados através do Concurso Público de Provas e Títulos da Polícia Civil. São investigadores, escrivães, peritos papiloscopistas e peritos criminais, que depois de formados serão lotados nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Na manhã de hoje, os novos policiais foram recepcionados na Acadepol/MS pelos diretores da Polícia Civil, o Corregedor-Geral, Benjamin Machado e o Delegado-Geral, Jorge Razanauskas Neto, com uma aula magna, ministrada pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, que abordou temas como as atribuições da instituição Polícia Civil, a importância da união da corporação e do comprometimento com a sociedade.


Jacini lembrou durante a aula magna que o slogan da Polícia Civil é “Servir e Proteger”, ao qual, segundo ele, devem fazer jus cada um dos novos policiais. “Jamais esqueçam que o patrão dos senhores é o povo, a quem além de lealdade, devem ainda devotar respeito e proteção, através da repressão e elucidação de crimes, que são as principais atribuições dos policiais civis”, destacou o secretário.

O trabalho desenvolvido pela Polícia Civil no Estado também foi destaque durante a aula, onde o secretário lembrou que dos estados brasileiros, Mato Grosso do Sul é líder em esclarecimentos de homicídios, com índice superior a 70%, enquanto que a média nacional não ultrapassa a casa dos 30%. Wantuir Jacini pediu aos novos policiais empenho e comprometimento para manter e elevar ainda mais o percentual de resolutividade de crimes.

“Somos ainda o estado brasileiro com o maior número de apreensões de drogas, tendo as nossas polícias tirado de circulação no ano passado mais de 136 toneladas de droga, o que representa 82% de todo o entorpecente apreendido no país, e este ano já batemos o recorde nacional de apreensões com mais de 200 toneladas apreendidas até o dia 30 de novembro”, enfatizou o secretário Jacini.

Mais policiais - Garantindo o direito constitucional de acesso à segurança pública para a população sul-mato-grossense e com o objetivo de manter policiais na ativa, repondo os que se aposentam e também para aumentar o efetivo da pasta, o Governo do Estado formou no último dia 19 de novembro, 393 novos investigadores, escrivães, peritos criminais e papiloscopistas da Polícia Civil, que assumiram o cargo na última sexta-feira (26), nas delegacias dos 79 municípios do Estado.

O investigador Élis Henrique Pereira de Souza, 25 anos,  afirmou durante a solenidade de formatura, que contou com a presença do governador André Puccinelli, que, além de realizar um sonho pessoal, passa a ter grande responsabilidade perante a sociedade e que a formação obtida na academia superou suas expectativas, mostrando a qualidade do curso. “Neste período de curso nos tornamos aptos a assumir um cargo de grande responsabilidade. Teremos condições de crescer na carreira e prestar relevante serviço a Mato Grosso do Sul”, declarou o formando.

A contratação de novos policiais civis segundo o Delegado-Geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto, irá reforçar e repor o efetivo de todas as unidades de Mato Grosso do Sul. “Os policiais foram distribuídos de acordo com a necessidade, atendendo todas as unidades e priorizando aquelas onde havia maior deficiência de efetivo de forma a manter a qualidade dos serviços prestados à sociedade”, finalizou o delegado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS