Educação: Provas do SAEMS avaliam desempenho de 10 mil alunos
De 4 a 12 de novembro, 10,9 mil alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (REME) participam das provas do SAEMS (Sistema de Avaliação Educacional de Mato Grosso do Sul), uma iniciativa estratégica para medir e aprimorar a qualidade da educação básica. Com a participação de 98 escolas e 84 aplicadores, o sistema avalia competências essenciais em Língua Portuguesa e Matemática, com foco em identificar defasagens no aprendizado e promover melhorias no Índice de Qualidade da Educação (IQE). O programa, que está sendo realizado nas unidades escolares conforme o calendário local, visa fornecer dados precisos sobre a alfabetização dos alunos e auxiliar no desenvolvimento educacional da rede municipal.
Na segunda-feira (4), nove unidades tiveram aplicação das provas para estudantes do matutino e vespertino. O objetivo é também identificar possíveis defasagens de aprendizagem o que influencia também no IQE (Índice de Qualidade de Educação)”, destacou o secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt.
Segundo a superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, Ana Dorsa, o SAEMS vai identificar o nível de aprendizado dos estudantes. “Os alunos vão fazer as provas das disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática, e o foco do Sistema é nas habilidades essenciais para o desenvolvimento dos próprios estudantes”.
A coordenadora da Escola Municipal João de Paula Ribeiro, Graciele Martinez Ferreira, afirma que o SAEMS é de extrema importância. São 90 alunos dos 2º anos da unidade fazendo hoje as provas. “A gente precisa saber como está a alfabetização dos alunos e o SAEMS ajuda justamente com esses dados”.
A professora aplicadora, Rita de Cássia Cleonice Campos, avalia a aplicação da prova do período matutino. “Os alunos estavam bem ansiosos e empolgados com a avaliação, eles realmente estão preparados e é muito bom ver isso na futura geração”.
A aluna da Escola Municipal João de Paula Ribeiro, Isabele Silva Teixeira, disse ter se preparado para a prova. “Gosto de Língua Portuguesa, eu achei algumas questões difíceis, mas depois consegui entender e acho que me saí bem”.
O colega de sala de Isabele, Luan Lopes Pereira, 8 anos, considerou a prova de Português fácil. “Eu já gosto de ler e escrever, na prova tinha quadrinhos de fácil interpretação, foi tranquilo”.
“Estou aprendendo a ler, então me dediquei para me sair bem. A prova de escrita eu vou mostrar para todo mundo como minha letra é linda”, relatou a aluna da Escola Municipal Coronel Antonino, Laura Machado, de 8 anos.
Davi Martiano Ribas, 7 anos, estuda na mesma escola de Laura. “Eu aprendi a ler e escrever com 6 anos, gosto muito de qualquer história e achei fácil a prova”.
-
Municipalismo: Governo e prefeituras dão início a novas estratégias
Municipalismo: Governo e prefeituras dão início a novas estratégias
-
Câmara debate Lei Orçamentária Anual 2025, que prevê R$ R$ 6,8 bilhões
Para o exercício de 2025, foi estimado o valor de R$ 6.871.493.844,00
-
Inscrições para ingresso no Instituto Mirim de Campo Grande seguem
Inscrições para ingresso no Instituto Mirim de Campo Grande seguem
-
Estado recebe novo investimento na área de citricultura
Estado recebe novo investimento na área de citricultura
PARCEIROS
- Quarta-feira, 06 de Novembro de 2024
- Política Tavares desconversa sobre traições na direita: ‘uma palavra muito forte’ Com foto Com vídeo
- Geral Governo envia projetos que reestruturam carreiras do funcionalismo público Com foto Com vídeo
- Economia Taxa de juros elevada segura consumidores em inadimplência, diz CNC Com foto Com vídeo
- Geral Mais de 13 mi usam ferramenta de segurança em contas gov.br Com foto Com vídeo
- Geral Estado recebe novo investimento na área de citricultura Com foto Com vídeo
- Geral Piracema: união de polícias garante maior operação de fiscalização Com foto Com vídeo
- Geral Fórum Estadual discute a importância estratégica do Terceiro Setor Com foto Com vídeo
Tweets by MS_em_dia