Mais de 13 mi usam ferramenta de segurança em contas gov.br
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que o uso da Verificação em duas Etapas, chamada 2FA, nas contas gov.br cresceu 65% entre janeiro e outubro de 2024. De acordo com levantamento da pasta, aproximadamente 13,6 milhões de pessoas usam a ferramenta, ante 8,2 milhões, em janeiro.
A ferramenta de segurança evita golpes e fraudes durante o acesso à conta digital do governo federal, que oferece 4.300 serviços e conta com 162 milhões de usuários. Desde fevereiro, o uso da dupla verificação está mais simples a partir da geração de um código de acesso sempre que for necessário fazer uma nova autenticação. Com isso, foi eliminado o envio de notificações "push" aos usuários que já têm a verificação habilitada no aplicativo.
No âmbito da segurança, a plataforma dispõe ainda da função (Gestão de Dispositivos) que permite ao cidadão escolher qual equipamento pode acessar a conta dele e avisa quando um novo dispositivo tenta fazer o login. Outro mecanismo envia e-mail ao usuário quando o nível de uma conta é alterado. As contas têm níveis bronze, prata e ouro, sendo as duas últimas com mais ferramentas de segurança e exigem reconhecimento facial.
Como acessar Gov.br
O primeiro passo é baixar o aplicativo gov.br. Após abri-lo, digite o CPF e clique em “continuar”, para criar ou alterar sua conta. No primeiro acesso, é preciso realizar o cadastro. O cidadão preenche um formulário simples e seus dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS. Todavia, esse formulário só permite o nível bronze. A ferramenta já oferece automaticamente a opção para o aumento de nível de conta.
Para avançar para o nível Prata, os cidadãos devem fazer biometria facial com a CNH, ser servidor público federal, ou fazer o login pelo banco, caso a instituição financeira seja uma das 14 credenciadas (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi, Mercantil do Brasil e PicPay/Original, BTG Pactual e Nubank).
Já para ter o máximo de segurança, é preciso ter uma conta Ouro. Para esse nível, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um certificado digital compatível com a ICP-Brasil.
-
Projeto altera a Lei de Saneamento Básico para incluir drenagem de águas pluviais
Projeto altera a Lei de Saneamento Básico para incluir drenagem de águas pluviais
-
Coronel David deve disputar 1ª Secretaria na Assembleia Legislativa
A eleição deve acontecer no dia 13 de novembro. A princípio, os demais cargos não terão concorrência
-
Estado recebe novo investimento na área de citricultura
Estado recebe novo investimento na área de citricultura
-
MS tem semana com previsão de chuva e chegada de frente fria
MS tem semana com previsão de chuva e chegada de frente fria
PARCEIROS
- Quarta-feira, 06 de Novembro de 2024
- Política Tavares desconversa sobre traições na direita: ‘uma palavra muito forte’ Com foto Com vídeo
- Geral Governo envia projetos que reestruturam carreiras do funcionalismo público Com foto Com vídeo
- Economia Taxa de juros elevada segura consumidores em inadimplência, diz CNC Com foto Com vídeo
- Geral Mais de 13 mi usam ferramenta de segurança em contas gov.br Com foto Com vídeo
- Geral Estado recebe novo investimento na área de citricultura Com foto Com vídeo
- Geral Piracema: união de polícias garante maior operação de fiscalização Com foto Com vídeo
- Geral Fórum Estadual discute a importância estratégica do Terceiro Setor Com foto Com vídeo
Tweets by MS_em_dia